Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE participa da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda

A Prefeitura de Olinda/PE realiza, nos dias 29 e 30 de junho, no teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, a 12ª Conferência Municipal de Saúde, fórum máximo de deliberação sobre a política municipal de saúde com participação da população.

Convidado para compor a mesa de honra na abertura solene do evento, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Fábio André de Farias, comentou que o Sistema Único de Saúde (SUS), nos últimos anos, vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. “Como o Brasil chegaria a uma expectativa de vida de 80 anos sem os resultados do trabalho do SUS. E o município de Olinda tem um grau enorme de envolvimento na questão da saúde da população, incluindo a do trabalhador”.

Com o tema “Saúde é um direito constitucional: SUS de qualidade, público e estatal”, o evento é uma etapa para a 8ª Conferência Estadual e 15ª Conferência Nacional de Saúde, em que a sociedade, unida em torno da saúde enquanto direito de cidadania, deverá decidir sobre os rumos do SUS.

A secretária de saúde da Prefeitura de Olinda, Tereza Miranda, espera que cada pessoa da sociedade tenha direito a um SUS de qualidade a partir das discussões geradas pela Conferência, principalmente em cima da emenda constitucional que trata do projeto para que as empresas sejam obrigadas a ter planos de saúde para os empregados. “Esse projeto vai dividir o SUS e não queremos isso. Queremos sim uma melhoria do sistema de saúde, igual para todos, através de uma melhoria do financiamento, pois o sistema não está só na assistência, mas também na vacinação, nos transplantes, na vigiliancia e na saúde do trabalhador.

O coordenador de Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde de Olinda, Admilson Ramos, tem a expectativa de que a comunidade que compõe o SUS discuta as políticas públicas de melhoria do sistema. “Todo participante tem que sair do evento e ir paras as próximas etapas sempre em defesa do Sistema Único de Saúde".

A Conferência tem como principal objetivo avaliar a situação de saúde e elaborar propostas para a formulação dos planos estadual e nacional de saúde, instrumentos definidores da política de saúde para os próximos 4 anos, de forma participativa com a sociedade civil. O evento também contou com a participação da ministra interina do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes, do vice-prefeito de Olinda, Enildo Arantes e da deputada federal Luciana Santos.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Stela Maris