Publicada em 27/07/2015 às 17h03 (atualizada há 31/07/2015 - 12:30)

Equipe da 10ª Vara do Trabalho do Recife
Além da boa atuação da Secretaria, com o regular cumprimento das normas procedimentais destinadas ao primeiro grau, a 10ª Vara do Trabalho (VT) do Recife possui o menor saldo de processos remanescentes entre as dez unidades judiciárias da capital visitadas pela equipe de correição do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) neste ano. No total, são 23 Varas. O desembargador corregedor Ivan de Souza Valença Alves fez essas observações, após visita realizada em 23 e 24 de julho, para cumprimento do Edital 05/2015.
De acordo com dados do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) apresentados pelo desembargador corregedor Ivan Valença, a 10ª VT do Recife apresenta o menor saldo remanescente de ações entre as varas da capital já visitadas durante correição ordinária de 2015. Dos 3.328 feito, 1.407 aguardam julgamento e 1.921 estão nas demais fases.
A unidade está sob a direção da juíza titular Ana Isabel Barbosa Koury, auxiliada pela juíza substituta Rosa Melo Machado Rodrigues Farias, que comparecem diariamente ao Juízo, e também se destaca por outras práticas. Os acordos têm força de alvará, assim como único documento é emitido para saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do seguro-desemprego. Visando à celeridade, todos os servidores publicam no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT).
Na 10ª do Recife, opta-se pelo despacho único no início da fase de execução com determinações abrangentes: citação postal, Banco Central do Brasil (Bacen), Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores (Renajud), entre outros. Também é realizada pesquisa de quadro societário pelo sistema Rede Serpro.
Depois de passar por unidades da Justiça Trabalhista em Pesqueira, Sertânia, Paulista, Carpina, Belo Jardim e Recife, a equipe de correição segue para atividades nas duas Varas do Trabalho de Palmares e na de Garanhuns até o final de julho. Em agosto, serão visitadas 11ª, 12ª e 13ª do Recife; 1ª e 2ª de Nazaré da Mata; Termo Judiciário de Floresta; e VT de Serra Talhada.
Matéria relacionada
Texto: Francisco Shimada com informações de Antônio Castilhos Pedrosa
Foto: Equipe de correição