Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 discute detalhes do II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

 
Nesta sexta-feira (11), pela manhã, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) se reuniu, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), para discutir os encaminhamentos do II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro.
 
O início do encontro foi destinado à discussão sobre a programação e os palestrantes do congresso. Alguns nomes já estão confirmados, como o do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), Sebastião Oliveira, um dos gestores do Programa Nacional do Trabalho Seguro. Está confirmado o lançamento dos livros “Segurança do Trabalho na construção civil”, do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Antônio Nunes Barbosa Filho, e “Saúde, Trabalho e Direito”, organizado pelo doutor em saúde pública Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, em parceria com Maria Helena Barros de Oliveira.
 
Representantes da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) também participaram do encontro. Foi discutida a possibilidade de uma cooperação técnica entre a instituição e o Gentrin6. Esteve em pauta o encaminhamento de cursos da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) direcionados aos oficiais de polícia do estado e uma parceria com a Academia Integrada de Defesa Social (Acides).
 
A próxima atividade do Getrin6 está programada para segunda-feira (14), quando haverá uma visita à cúpula da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) para definir detalhes do local do congresso. Com previsão para o final do mês de novembro, a edição deste ano terá como temática “Trabalho, Meio ambiente e Saúde: novos cenários, novas perspectivas”.
 
Integrado pelo TRT-PE, Ministério Público do Trabalho (MPT6), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro.
 
O Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem como gestores regionais o desembargador Fábio Farias e a juíza Ana Freitas.
 
Texto e foto: Guilherme Bertouline