Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Livro aborda saúde e segurança do trabalho na construção civil

Dados oficiais mostram que a construção civil, no Brasil, é a atividade econômica na qual se registra o maior número de mortes de trabalhadores: são mais de 450 óbitos a cada ano. Foi com foco nesse cenário que o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) firmaram uma parceria e financiaram a obra coletiva “Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Civil Brasileira”. O livro foi lançado na última segunda-feira (14) e pretende problematizar as condições de trabalho e segurança dos profissionais que atuam em obras pelo país.

A organização do livro é de responsabilidade do Auditor Fiscal do Trabalho, Vitor Filgueiras, que também é pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp (Cesit). Ele e os demais autores, ao longo de mais de um ano, discutiram, pesquisaram e levantaram fontes e dados capazes de elucidar o porquê do elevado número de mortes no setor da construção civil. A discussão do livro amplia temáticas que vão desde a saúde e segurança dos trabalhadores à estratégias de enfrentamento às irregularidades trabalhistas cometidas contra esses profissionais.

A distribuição da obra é gratuita e sua versão e-book já está disponível para download. Clique AQUI para acessar a versão digital do livro.

TRT-PE e o Programa Trabalho Seguro  

Alinhado ao tema, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), formado para apoiar o Programa Trabalho Seguro em Pernambuco, promove o II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro. Na programação do evento, previsto para o final de novembro, está confirmado o lançamento do livro “Segurança do Trabalho na construção civil”, do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Antônio Nunes Barbosa Filho, além de palestras e debates em torno da temática “Trabalho, Meio ambiente e Saúde: novos cenários, novas perspectivas”.

Integrado pelo TRT-PE, Ministério Público do Trabalho (MPT6), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro.


O Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem como gestores regionais o desembargador Fábio Farias e a juíza Ana Freitas.

Texto: Guilherme Bertouline