Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Cultura indígena será tema da Primavera dos Museus

Com o tema “Narrativas simbólicas da cultura e atividades laborais do índio em Pernambuco”, o Memorial da Justiça do Trabalho promove no Recife, de 21 a 25 de setembro, das 14h às 16h, a 9ª Primavera dos Museus – evento organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Durante a semana, haverá mostra de curtas com filmes sobre o universo das tribos do agreste do Estado. Além disso, os participantes poderão conferir a exposição iconográfica que mostrará imagens dos processos trabalhistas que envolvem os indígenas em Pernambuco e fotos da arte, danças, trabalho e cultura indígenas.

Na terça-feira (22), às 14h, haverá palestra com o professor do departamento de pós graduação em História e do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Edson Silva, que abordará as “Memórias e História indígena em Pernambuco: as experiências Xukuru do Ororubá".

A Mesa de Debate, que acontece na quinta-feira (24), às 14h, com o tema “Museus e Memórias Indígenas Brasileiras”, será conduzida pelo doutorando em Antropologia da UFPE, Alexandre Gomes. Já na sexta-feira (25), também às 14h, a professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria Lana Monteiro, ministrará a Oficina “Experiências culturais e trabalho de campo com a comunidade indígena”.

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Porto Digital (bairro do Recife) e a Escola Municipal do Leão (de Boa Viagem) confirmaram presença para prestigiar o evento. A Primavera dos Museus deste ano conta com o apoio do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, que cedeu valiosas copias sobre a invasão de terras indígenas no século 18, e tambem da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que fez doações de revistas temáticas.

O evento confere certificado de participação, sendo exigidos pelo menos 75% de frequência nas atividades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no Memorial da Justiça do Trabalho (Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem), pelo e-mail memorial[at]trt6.jus[dot]br ou por telefone: (81) 3326.8136.

Confira a programação completa AQUI.

Confira mais imagens do evento AQUI.

Serviço:

9ª Primavera dos Museus

Período: 21 a 25/09

Horário: 14h às 16h

Local: Memorial da Justiça do Trabalho (Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem),

Inscrições: memorial[at]trt6.jus[dot]br

Informações: (81) 3326.8136