Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição na 3ª VT de Goiana destaca-se pelo curto prazo máximo de processos sujeitos aos ritos sumaríssimo e ordinário

Harmonia e comprometimento marcam o ambiente de trabalho na 3a VT de Goiana

Inaugurada há aproximadamente oito meses, a 3ª Vara do Trabalho de Goiana apresenta desempenho bastante eficiente, com muitos resultados positivos. Isso pode ser percebido na correição promovida pelo desembargador corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), Ivan de Souza Valença Alves, e sua equipe. A visita da comitiva, na última quinta-feira (17), teve assistência integral do juiz Marcelo da Veiga Pessoa Bacalla, titular desde que as atividades começaram na unidade, em janeiro passado.

A Corregedoria considerou bastante satisfatório o prazo máximo entre o ajuizamento de ações e seus julgamentos: para processos sujeitos ao rito sumaríssimo, da distribuição à sentença, ele gira em torno de um mês e chega a cerca de 60 dias em relação aos feitos de rito ordinário. A presteza é conseguida principalmente pela disponibilidade permanente de datas na pauta de audiências de instrução e julgamento. Isso permite, por exemplo, que sejam marcadas para o dia útil seguinte as audiências complementares para instrução que se fizerem necessárias. 

“Outra característica a ser enaltecida na 3ª Vara do Trabalho de Goiana é a distribuição dos trabalhos entre os servidores da Secretaria por dígito do Processo Judicial eletrônico. A medida traz mais agilidade no andamento processual e ainda proporciona um maior conhecimento aos servidores, uma vez que todos praticam e cumprem os diversos atos processuais em todas as suas fases”, afirmou o desembargador Ivan Valença.

De forma geral, o corregedor analisou que os trabalhos desenvolvidos na VT transcorrem de forma organizada e pontual, com bom controle dos prazos e o cumprimento regular das normas procedimentais. O mérito é atribuído tanto à correta atuação do juiz Marcelo Bacalla – marcado pela celeridade dos julgamentos –, como ao comprometimento e esforço dos servidores. Considerando que a Vara opera exclusivamente com o Processo Judicial eletrônico (PJe-JT), a Secretaria também sobressaiu pelo dedicado acompanhamento das diversas áreas nas quais são alocadas as ações na plataforma digital.

Texto: Larissa Correia

Foto: Equipe da Corregedoria do TRT-PE