Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

1ª VT de Ipojuca se destaca pelo uso de ferramentas eletrônicas


Equipe da 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) adotou, há três anos, o Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). O uso da ferramenta traz, entre outros benefícios, celeridade, transparência e economia à tramitação de ações trabalhistas graças à substituição de processos físicos para digitais. Nesse contexto, a 1ª Vara do Trabalho (VT) de Ipojuca tem se adequado às mudanças, inclusive seguindo de forma exemplar as determinações contidas no artigo 51 da Resolução do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nº 136/2014.
 
Em visita à unidade no início do mês, para cumprimento do Edital de Correição 10/2015, o corregedor do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves, e a equipe correcional observaram as práticas adotadas por magistrada e servidores da 1ª de Ipojuca com relação à administração dos feitos eletrônicos e à digitalização de processos físicos em fase de execução através do uso do Cadastro de Liquidação e Execução (CLE). Para controle dos serviços, na VT, também é feita a inclusão de todos os processos eletrônicos na agenda do Google.
 
Outras boas práticas chamaram a atenção do desembargador corregedor Ivan Valença. Na 1ª VT de Ipojuca, todos os servidores assistem a aulas semanais sobre processo do trabalho e PJe-JT, com os objetivos de viabilizar a condução dos processos e uniformizar os andamento das atividades. Já a divisão de serviços por números, seguindo a numeração processual, tem tornado os servidores mais dinâmicos. Destaca-se, ainda, a criação de modelos com variáveis para todas as dinâmicas possíveis do cotidiano. Nesse caso, os servidores informam à Direção quando não encontram modelo para determinado expediente, que é feito por demanda.
 
Funcionando no mesmo prédio da 3ª VT, devido à interdição da antiga sede da unidade pela Defesa Civil municipal, a 1ª de Ipojuca também se destaca pela colaboração existente entre magistrada e servidores. Para o desembargador Ivan Valença, “os trabalhos desenvolvidos pela 1ª Vara de Ipojuca transcorrem de forma harmônica e denodada, sendo observada a dedicação da equipe em busca de uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva”. Nomeada titular da unidade em julho deste ano, a juíza Kátia Keitiane da Rocha Porter acompanhou as atividades correcionais.
 
Pesar – Inicialmente agendada para 6 e 7 de outubro, a correição ordinária na 1ª VT de Ipojuca foi concluída no dia 9. A interrupção da atividade se deu pelo falecimento do oficial de Justiça Wilson de Mendonça Furtado Júnior, servidor local.
 
 
Texto: Francisco Shimada com informações de Antônio Castilhos
Foto: Equipe de correição