Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Agentes de segurança do TRT-PE passam por capacitação

Na manhã desta segunda-feira (19), o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) promoveu o curso de formação continuada dos agentes de segurança. Na sala de treinamentos da Escola de Magistratura Federal (Esmafe/TRF5), o instrutor Fábio Jorge Fernandes, especializado em segurança corporativa e credenciado pela Polícia Federal em tecnologias não letais, ministrou o curso teórico sobre o "uso progressivo da força, espargidores de pimenta e dispositivo elétrico incapacitante (spark)".

Divididos em quatro turmas, os agentes seguem até o dia 19 de novembro com aulas teóricas Esmafe/TRF5 e práticas na Associação dos Servidores da Justiça Federal e na Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE).

Hoje (19), a segunda turma, com base em vídeos e equipamentos, se aprofundou na legislação, níveis de utilização e modelos relacionados ao uso da força. O final da aula foi destinado ao conhecimento dos conceitos e tipos de instrumentos de menor potencial ofensivo, além de armas e munições não letais. Os agentes também observaram em quais situações cada equipamento deve ser utilizado.

O instrutor Fábio Jorge Fernandes destacou que o curso é um norteador da conduta dos agentes na hora de aplicar o uso da força. “A finalidade é justamente para que o agente de segurança do TRT-PE tenha condição de ler uma situação real e identificar qual o nível de força mais adequado a ser utilizado em relação às circunstâncias”, analisa. O especialista também coordena as atividades práticas, onde os agentes têm a oportunidade de manusear equipamentos como espargidores de gás lacrimogêneo e armas elétricas.

Texto: Guilherme Bertouline

Foto: Renata de Oliveira