Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania será nesta quinta-feira (22), no Recife

Mobilização apoiada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) terá a sua culminância na tarde desta quinta-feira (22), no auditório da Fiepe – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. O evento reunirá representantes dos incentivadores e gestores do projeto, bem como dirigentes, professores e alunos das seis escolas contempladas na mais recente edição da iniciativa.

Os estudantes apresentarão atividades culturais elaboradas principalmente com foco na Justiça do Trabalho e afins. Ao longo do ciclo foram realizadas performances musicais, de dança, teatrais, declamação de poesias, produção de pinturas e cartazes e muito mais. Os melhores trabalhos serão premiados e representarão o estado no encerramento nacional do programa, no próximo mês, em Belém (PA).

Em 2015, participaram do TJC as escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Beberibe, Nóbrega, Professor Alfredo Freyre, Professor Cândido Duarte e Silva Jardim, além da Técnica Miguel Batista, todas no Recife. Os estabelecimentos incluíram no programa letivo conteúdos sobre direitos e deveres dos trabalhadores e direitos fundamentais dos cidadãos. Os colégios também receberam a visita de equipes do programa para tira-dúvidas sobre legislação trabalhista. Desembargador do TRT-PE e gestor regional do Programa Trabalho Seguro, Fábio Farias prestigiou a etapa realizada em setembro, na Erem Silva Jardim.

Mais - O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Ele tem por objetivo divulgar noções básicas sobre legislação trabalhista e direitos e deveres do cidadão. O assunto é incluindo no conteúdo programático de escolas da rede pública de ensino. A complementação é feita com visitas nos colégios participantes. Na ocasião, são realizadas apresentações culturais e esclarecimentos sobre legislação trabalhista.

Em Pernambuco, o TJC é promovido pela Amatra6 e apoiado pelo TRT-PE desde 2006, sempre sob a coordenação da juíza Carmen Richlin. Prestes a completar 10 anos, a sensibilização já passou por cerca de 40 escolas, envolvendo aproximadamente 100 professores e 2,3 mil estudantes.

Texto: Larissa Correia

Imagem: Divulgação