Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Em sessão repleta de emoção, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega despede-se do Pleno do TRT-PE

Magistrado Pedro Paulo Nóbrega (C) emocionou-se em sua última participação no Pleno como desembargador 

Após quase meio século de vida dedicado ao exercício do direito, o magistrado Pedro Paulo Pereira Nóbrega participou nesta terça-feira (27) da sua última sessão plenária como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE). Referência na área trabalhista pernambucana, nordestina e nacional, ele deixa o cargo assumido em 2001 da melhor maneira possível: com a plena capacidade profissional e intelectual e, coincidentemente, no dia da homologação do resultado do XX certame para juiz substituto da instituição, no qual teve performance irrepreensível como presidente da Comissão do Concurso.

O anúncio da aposentadoria deixou emocionados os demais desembargadores, juízes, servidores e até o público interno e externo que acompanhava a reunião do Pleno, realizada no edifício-sede do Tribunal. Com a voz embargada, muitos magistrados fizeram questão de se pronunciar nesse momento de despedida, como o ex-presidente do TRT-PE, desembargador André Genn, destacando o entusiasmo quase juvenil do profissional prestes a completar 70 anos de idade, e a atual presidente do Regional, Gisane Araújo, que destacou o excelente trabalho desenvolvido por ele nos setores público e privado.

Presidente da Corte pernambucana, a desembargadora Gisane Araújo parabenizou o magistrado pelo trabalho realizado no Regional

A equipe da Escola Judicial do TRT6 compareceu em peso para homenagear o desembargador - até então, diretor da unidade de formação continuada do Regional. Apoiado pelo juiz coordenador da EJ-TRT6, Rodrigo Samico, o grupo apresentou um compilado com imagens de alguns dos melhores momentos de Pedro Paulo Nóbrega desde a posse como membro da Segunda Instância da Justiça do Trabalho.

Equipe da Escola Judicial do TRT-PE e integrantes do gabinete do desembargador estavam entre os presentes na sessão histórica

A solenidade foi prestigiada pelos juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria do TRT-PE, Gustavo Augusto Pires de Oliveira e José Adelmy da Silva Acioli. Também estiveram presentes na sessão os integrantes do gabinete do desembargador, entre outros magistrados e servidores.

“Estou muito emocionado, mas firme. Sempre quis ser advogado e me tornei juiz por circunstâncias. Na minha jornada, dediquei-me a fazer amigos e fiz muitos aqui no Tribunal. Agradeço a todos pelo convívio maravilhoso. Gostaria de continuar contribuindo com o TRT-PE e torço para que o Regional continue sendo o grande Tribunal respeitável”, comentou o desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega.

Homenagem resgatou imagens de Pedro Paulo Nóbrega a partir do seu ingresso no Regionall, em 2001

Histórico – Graduado pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) em 1968, Pedro Paulo Pereira Nóbrega tornou-se desembargador do TRT6 em 2001, quando a função era denominada de juiz, na vaga destinada ao Quinto Constitucional da Advocacia. Ele chegou a vice-presidente do Regional no biênio 2013-15 e, internamente, exerceu as funções de presidente das 3ª e 4ª Turmas e diretor da Escola Judicial.

Antes de tornar-se magistrado, praticou o direito como consultor jurídico e advogado trabalhista de empresas e entidades públicas e privadas. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Unicap, traz no currículo a atuação como gestor e/ou professor de disciplinas e departamentos de instituições como a UPE e a Unicap.

O desembargador também é membro de diversas entidades ligadas ao direito, a exemplo do Instituto Latinoamericano de Derecho del Trabajo y de la Securidad Social, do Centro Latino-Americano de Direito Processual do Trabalho e da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social. Na longa carreira assinou a autoria de diversos trabalhos e ministrou palestras e afins no Brasil e no exterior, recebendo ainda várias honrarias. Entre elas, a Medalha Comemorativa do Cinquentenário da Instalação da Justiça do Trabalho no Brasil, outorgada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O desembargador Ivanildo Andrade presidiu o TRT-PE quando Pedro Paulo Nóbrega atuou como vice-presidente do Tribunal

Abaixo, os depoimentos dos desembargadores sobre a aposentadoria do magistrado Pedro Paulo Pereira Nóbrega segundo pronunciamento no Pleno:

Desembargador Ivanildo Andrade:

“É um momento de tristeza, a conclusão de uma carreira tão bem-sucedida que poderia continuar contribuindo com o Tribunal”.

Desembargadora Eneida Melo:

“O desembargador Pedro Paulo volta ao começo, à sua trajetória de advogado. Cumpriu sua missão acima de expectativas”.

Desembargador André Genn:

“O fato da aposentadoria nos deixa uma lição. Temos que estar preparados para os acontecimentos. Apesar de estar se aposentando, Pedro é o mais novo de todos nós, faz tudo com muito entusiasmo”.

Desembargador Valdir Carvalho:

“Lamento a saída do desembargador Pedro Paulo. Quem perde é o TRT, a Justiça do Trabalho e a sociedade brasileira”.

Desembargador Fábio Farias:

“Conheço Pedro Paulo desde 1988, quando nossas atividades nos colocavam em lados opostos. Sempre aprendi demais com ele, apesar de nossas divergências”.

Desembargadora Nise Pedroso:

“Relembro sua atuação marcante na 4ª Turma. Desejo pleno sucesso na nova etapa de sua vida”.

Desembargador Ruy Salathiel:

“Fui estagiário em seu escritório em 1987. O rumo que tomei na minha vida devo ao professor Pedro Paulo”.

Desembargadora presidente Gisane Araújo:

“Faço minhas as palavras de todos os oradores e acredito que o sentimento é extensivo a todos os integrantes, magistrados e servidores, do Tribunal”.
 

Texto: Larissa Correia

Fotos: Danilo Galvão