Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Varas de Olinda se preparam para a Semana da Conciliação

A Justiça do Trabalho em Pernambuco segue definindo suas estratégias para a 10a edição da Semana Nacional da Conciliação, que ocorre entre 23 e 27 de novembro. A 1ª e a 2ª Varas do Trabalho de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), marcaram pautas de audiências para tentativas de acordo com o intuito de repetir o bom desempenho na mobilização do ano passado.  
 
Campeã da RMR em acordos homologados na edição anterior da Semana Nacional da Conciliação – foram 64, o dobro da segunda colocada –, a 2ª VT de Olinda não abrirá pautas extras, tendo todas as audiências sido colocadas na pauta principal, somando, durante a semana, 175 audiências. No entanto, a grande maioria será de tentativas de conciliação.
 
 
Parte da equipe da 2ª VT de Olinda
 
Além disso, a 2ª Vara não se restringirá aos processos com audiência designada para a Semana Nacional de Conciliação. Qualquer demanda surgida no período em questão poderá ser submetida à conciliação. Todos os servidores da unidade judiciária estarão envolvidos na iniciativa, inclusive os calculistas que, por meio das atualizações dos valores da execução, estabeleceram parâmetros para nortear a solução consensual.
 
A 1ª Vara do Trabalho de Olinda também tomou iniciativa com foco na Semana Nacional: identificou, entre as empresas com processos em curso na primeira instância, cinco que já incorporaram a prática de fazer acordos e convidou-as para audiências de conciliação no evento. Alguns empregadores ainda aceitaram antecipar audiências agendadas para janeiro ou fevereiro de 2016 e realizá-las durante a mobilização nacional. 
 
Equipe da 1ª VT de Olinda
 
A juíza titular da 1ª VT, Ana Cristina da Silva, informou que serão 23 audiências dedicadas a tentativas de acordo. “A Justiça do Trabalho foi a pioneira na prática. A conciliação é a forma mais célere de solução dos conflitos: abrevia a pauta e as partes se sentem mais resignadas e satisfeitas”, avalia a magistrada. 
 
 
Texto: Cláudia Ferreira
Arte da capa: Gilmar Rodrigues
Foto: Arquivo TRT-PE