Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE ainda mais informatizado

Com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em vigor nas 70 Varas do Trabalho de Pernambuco, nos dois Postos Avançados e nas unidades de 2ª instância, chegou a vez de o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) instituir a tramitação virtual também para os processos administrativos. A previsão é de que, no fim de março, as solicitações direcionadas à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGEP) já ocorram na nova plataforma, a exemplo da concessão de benefícios, designação para funções comissionadas e movimentação de servidores.

Batizado como Processo Administrativo Eletrônico (PROAD), o sistema foi desenvolvido pelo  TRT da 12ª Região (SC), sendo adotado pelo regional pernambucano após os órgãos firmarem acordo de cooperação técnica. Para apresentar a plataforma, instrutores do Tribunal catarinense ministrarão uma palestra na próxima quarta-feira (24), às 15h, na Sala de Sessões do Pleno, Sede do TRT-PE (Cais do Apolo). As inscrições já estão abertas a todos os servidores, devendo ser feitas através do formulário online disponível AQUI.

A princípio o software será utilizado para demandas relacionadas à gestão de pessoal, porém será estendido a licitações, empenhos e outros processos administrativos.

Benefícios – Com a automação, o servidor poderá acompanhar a tramitação de processos de seu interesse. Isso contribui para maior transparência e segurança dos procedimentos internos. O novo sistema também favorece a padronização dos métodos de trabalho, facilitando a comunicação e evitando retrabalhos.

Outra vantagem é a economia de papel e de suprimentos de informática. O TRT-SC estima que R$ 300 mil foram poupados com toner e a quantidade de resmas de papel utilizadas teve uma diminuição de 3.000 após a implantação do sistema no regional.

Plano estratégico – A desembargadora Gisane Barbosa de Araújo já havia falado sobre a intenção de implantar o processo eletrônico administrativo quando tomou posse como presidente do TRT-PE. “Em relação ao andamento de processos administrativos, é de ser buscada a implementação da informatização de sua tramitação, a exemplo do que ocorre na esfera jurisdicional, contribuindo, com isso, para redução do tempo de solução das matérias administrativas e maior segurança e transparência nas decisões”, falou a magistrada em discurso feito na ocasião.

Capacitação – Os mesmos instrutores do TRT-SC que farão a palestra do dia 24/02 também vão dar um curso de oito horas/aula para servidores de áreas administrativas que utilizarão o PROAD em seu dia-a-dia de trabalho.

Ao usuário comum, aquele que precisará do sistema para solicitações eventuais, serão oferecidos tutoriais.

Mais informações:

Seção de Aperfeiçoamento Funcional

(81) 3225 3487 / 3488 / 3489 / 3495

saf[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Helen Falcão

Imagem: Simone Freire