Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Servidores finalizam capacitação da Escola Judicial sobre a aplicação do Novo CPC no processo do trabalho

Mateus Costa Pereira fala sobre fundamentação das decisões

Nesta tarde (15), a segunda turma da I Jornada sobre a Aplicação do Novo CPC na Justiça do Trabalho conclui a capacitação de 12 horas/aula promovida pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6). A exposição desta terça-feira versou sobre a decisão judicial e sua fundamentação, passando por questões como Decisões Liminares, Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica e Stare Decisis Brasilienis (Sistema Brasileiro de Precedentes Judiciais). O curso aconteceu no auditório da Superintendência do Banco do Brasil, agência Cais do Apolo, com coordenação do juiz Rodrigo Samico e participação do desembargador Sergio Torres Teixeira, do juiz Agenor Martins e dos processualistas Mateus Costa Pereira, Antônio Carlos F. de Souza Jr. e Roberto Gouveia.

O professor Mateus Costa Pereira explicou que no Novo Código de Processo Civil (CPC) o legislador reforçou a importância da decisão fundamentada, com observância do caso concreto. Grande exemplo disso seria a normativa do artigo 489, §1º, que exige do juiz uma explanação mais detalhada de seu convencimento. “É na fundamentação que eu sei se a parte pôde ou não influenciar a convicção do julgador”, ressaltou o palestrante. Para ele o novo código exigirá uma mudança de mentalidade de todos os operadores do Direito.

Roberto Gouveia em palestra sobre tutela antecipada e cautelares

Roberto Gouveia, por sua vez, discorreu sobre Tutela Antecipada e Decisões Cautelares e Antônio Carlos F. de Souza Jr sobre o Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica.

O Código de Processo Civil é utilizado de forma subsidiária no processo do trabalho. Tendo em vista que ele foi reformulado e sua nova versão entrará em vigor nessa sexta-feira (18), a Justiça do Trabalho analisa as mudanças que serão aplicadas.

Veja mais fotos no Flickr do TRT-PE: AQUI

Notícias relacionadas:

Escola Judicial do TRT-PE promove mais um encontro para debater a aplicação do Novo CPC

Escola Judicial realiza I Jornada sobre a aplicação do novo CPC

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas