Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Realizada a primeira Reunião de Análise da Estratégia em 2016

Encontro abordou indicadores, projetos e metas nacionais

A primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do ano, organizada pela Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE), foi realizada na manhã dessa sexta-feira (29), na sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

Realizada trimestralmente, a RAE visa relatar a evolução do Regional no que refere-se às metas instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, também, expor resultados de Projetos Estratégicos do Tribunal. Durante a apresentação, foram mostrados a avaliação e o acompanhamento de indicadores, metas, projetos e áreas do planejamento estratégico e das metas nacionais definidas para o Poder Judiciário.

A presidente do TRT-PE, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, abriu o encontro comentando a importância da reunião para o Regional. Em seguida, a coordenadora da CGE, Elisabete Duarte de Sousa Alves, conduziu a exposição apresentando, de maneira abrangente, os principais objetivos do encontro e o resultado dos principais indicadores da área-meio (administrativa) do Tribunal.

Elisabete Duarte citou a conquista do Selo Justiça em Números

Elisabete Duarte também citou a conquista do Selo Justiça em Números na categoria Diamante, contemplado ao TRT-PE em novembro de 2015 pelo CNJ. A condecoração levou em conta itens como o nível de informatização do Tribunal e de implantação dos processos eletrônicos, além do uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico.

Em seguida, o assistente do Núcleo de Estatística e Pesquisa, Luiz Eduardo Moura, abordou os indicadores da atividade-fim (jurídica) constantes no Planejamento Estratégico do Tribunal, com base nos dados do sistema e-gestão, como os números de execução, conciliação, processos julgados e tempo de duração de processos.

Luiz Eduardo Moura abordou os indicadores da atividade-fim

Ele também traduziu os dados consolidados em relação às metas da Justiça do Trabalho em 2015. Na Meta 1: julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente, o TRT-PE atingiu 93% do esperado; em relação a Meta 2: identificar e julgar, até 31/12/2015, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2013, no 1º e no 2º grau, foram alcançados 108% de desempenho; na Meta 5: baixar a quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução, o Regional atingiu 97%; em relação à Meta 6: priorizar o julgamento das ações coletivas até 31/12/12012, no 1º grau, e até 31/12/2013, no 2º grau, foram alcançados 100%; e na Meta 7: identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior, foram atingidos 88% da meta.

Mancinelli Villa Nova apresentou o status dos projetos estratégicos

Ao chefe do Escritório de Projetos, Mancinelli Villa Nova, coube a apresentação genérica dos principais projetos estratégicos, comentando aspectos da estrutura organizacional e do portfólio do Regional. Ele explicou as alterações propostas para os projetos e citou alguns resultados já obtidos com as iniciativas.

Projeto Gestão Sustentável foi exposto por Renatto Pinto

Em relação aos Projetos Estratégicos, o primeiro a ser apresentado foi o de Gestão Sustentável, exposto pelo chefe da Seção de Assistência Social, Renatto Pinto, que mostrou a situação antes e depois, os marcos do projeto, os indiciadores de consumo pertinentes à iniciativa e as principais dificuldades encontradas na elaboração e implantação.

Kátia Barros abordou o projeto de gestão de pessoas

Na sequência, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Kátia Barros, abordou o projeto de recursos humanos, incluindo os principais produtos contemplados, como as matrizes de competências, o código de ética, os parâmetros para remoção, o teletrabalho e o Processo Administrativo Eletrônico (Proad).

Adriano Pinheiro comentou o plano estratégico e o plano diretor de TI

O terceiro projeto exposto foi apresentado pelo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Adriano Pinheiro, que comentou a execução do plano estratégico e do plano diretor de TI no Tribunal - redimensionados recentemente devido às novas diretrizes estabelecidas pelo CNJ. Adriano Pinheiro também comentou sobre os principais objetivos e indicadores da área, além de citar alguns produtos implantados como o Proad, as certidões trabalhistas, o novo datacenter em Afogados, a instalação da rede física e lógica no novo Fórum Trabalhista do Recife e a consolidação da Central de Serviços.

Presidente Gisane Araújo pediu colaboração para atingir as metas de 2016

Encerando o encontro, a presidente Gisane Araújo disse que as adversidades vivenciadas em 2015 acabaram refletindo no desempenho do Tribunal, mas que neste ano a palavra é trabalhar para tentar compensar esses números. “Vamos enfrentar os desafios com espirito solidário e colaborativo para atingir as metas e objetivos estabelecidos para 2016”, concluiu.

Estavam presentes à reunião o corregedor regional, Ivan de Souza Valença Alves; o chefe do Núcleo de Conciliação, juiz Eduardo Câmara; o secretário-geral da Presidência, Sérgio Mello; o diretor-geral, Wlademir de Souza Rolim; o secretário da Corregedoria, Antônio Castilhos; o diretor da Secretaria de Auditoria e Controle Interno, Enoque Sobrinho; o diretor da Secretaria Administrativa, João André Pegado; o diretor da Secretaria de Orçamento e Finanças, Flávio Romero; o chefe do Núcleo de Comunicação Social, Eugênio Pacelli; a chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória, Marcília Gama; e a chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal, Andréa Leite, além de chefes de seções administrativas.

Confira mais fotos no nosso Flickr: http://bit.ly/1NGoEBJ

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas