Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Audiência entre vigilantes e empresa termina sem acordo e TRT-PE agenda nova audiência para o dia 20

Segunda audiência entre vigilantes e empresas de segurança aconteceu nesta quarta-feira (04)

A segunda audiência para tentativa de acordo entre os sindicatos dos empregados e das empresas, realizada no prédio-sede do Regional, restou sem acordo. A presidente do Tribunal, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, agendou nova audiência para o dia 20 de maio, quando será finalizada a instrução. Até lá, foi concedido prazo para apresentação de novas provas documentais e, posteriormente, período de impugnação pela parte contrária. Os sindicatos ainda poderão chegar a uma conciliação sobre o processo, encerrando o litígio antes mesmo da próxima audiência.

Presidente do TRT-PE conduziu a audiência

Sobre essa possibilidade a presidente Gisane Araújo ressaltou que é a saída mais célere, pois, embora o TRT-PE consiga julgar rapidamente os dissídios, as partes podem recorrer da decisão ao Tribunal Superior do Trabalho. A magistrada e o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), José Laizio Pinto Júnior, destacaram que tanto o Tribunal como o MPT-PE estão de portas abertas para mediar novas negociações, caso empresas e trabalhadores optem pelo caminho da conciliação.

O processo: O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Pernambuco (Sindespe/PE) entrou com ação cautelar no TRT-PE, em abril,  pedindo declaração da ilegalidade da greve instaurada pelo Sindicato dos Trabalhadores Vigilantes Empregados de Empresas de Transporte de Valores e Escolta Armada do Estado de Pernambuco (Sindforte-PE). Segundo os empregadores, já havia sido firmada convenção coletiva de trabalho com a categoria, com validade até fevereiro de 2017, através de outro sindicato, o Sindesvi-PE. Por discordarem do pactuado, alguns vigilantes teriam iniciado o movimento paredista sob a organização do Sindforte-PE.

A primeira audiência ocorreu em 20 de abril, quando ficou acordada a formação de uma comissão para dar continuidade às negociações no MPT-PE. Nessa semana, houve novas tratativas no órgão do executivo, porém não se chegou a um consenso sobre os pedidos.

Mais fotos no Flickr do TRT-PE

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas