Publicada em 20/05/2016 às 14h08 (atualizada há 20/05/2016 - 14:26)

Desembargador Eduardo Pugliesi discursa na cerimônia de posse
Em sessão solene, dirigida pela presidente, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, realizada na manhã desta sexta-feira (20), no Pleno do Regional, o advogado Eduardo Pugliesi tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

Eduardo Pugliesi assina termo de posse
Após a prestação de compromisso legal, já como desembargador, Eduardo Pugliesi foi saudado pelo desembargador da Corte, que também integra o quinto constitucional reservado aos membros da OAB, Ruy Salathiel. Em sua saudação, dentre outras características do mais novo integrante do Regional, Ruy Salathiel destacou a dedicação, diligência e ética. “Conhece na pele os problemas de quem precisa da Justiça”, finalizou Ruy Salathiel.
O desembargador Eduardo Pugliesi iniciou o discurso anunciando a felicidade de passar a fazer parte do TRT-PE. “Devo dizer, já à partida, que hoje é um dia de muita alegria, de muita emoção para mim”, disse. Bastante emocionado, narrou que no percurso para o Tribunal veio passando por locais representativos em sua vida e em sua carreira, como o bairro da Jaqueira, em que morou, e o endereço do escritório de advocacia. “Passei, logo depois pela rua Princesa Isabel e lá, num só olhar, avistei a Faculdade de Direito do Recife, onde me graduei e me pós-graduei, a Câmara Municipal do Recife, onde trabalhei por quatro nos, e a Assembleia Legislativa, onde trabalhei por sete anos”, contou.
Ratificando o papel que pretende desempenhar na nova função, afirmou: “Contribuirei, também, na busca da harmonização entre o capital e o trabalho no combate ao aprofundamento do fosso que separa o trabalhador do empregador”.
Numa menção especial à família, declarou: “Agradecer a minha família. Tudo para mim. Minha esposa e companheira, amada e querida, Mariza. E minhas duas princesas, Camila e Malu”.
O desembargador lembrou nomes que tiveram um papel relevante em sua formação acadêmica e profissional. “...devo muito a eles. Gilberto Marques Paulo, Egídio Ferreira Lima, Antônio Henrique Wanderley e Solano Magalhães. E agradeceu a convivência com os membros da Ordem dos Advogados do Brasil, a quem chamou “amigos de sonhos da OAB”.
Referência especial mereceram os desembargadores do TRT-PE, aos quais ele agradeceu pelo “acolhimento afetuoso”.
O desembargador enfatizou o desejo de exclusiva dedicação à causa da Justiça do Trabalho. Aos 44 anos, o magistrado já possui um vasto currículo e afirma:
“Depois de tanto caminhar, percebo que estou chegando à minha derradeira missão”. E, concluindo, “Chego, portanto, hoje a esta Corte – repito – com muita fé, com muita esperança, com muito amor e com muita vontade de trabalhar.”
Discursaram ainda o presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, que se referiu ao empossado como “Uma preciosa aquisição para o TRT”, afirmou. E o procurador-chefe do MPT6, José Laízio Pinto Júnior, que previu: “Compartilharemos momentos de debates elevados e de aprendizados”.
O novo desembargador passa a integrar a 1ª Turma do Tribunal, composta também pelos desembargadores Maria do Socorro Silva Emerenciano (presidente), Valéria Gondim Sampaio e Sergio Torres Teixeira.
Eduardo Pugliesi foi nomeado pela presidente da República no dia e 10 de maio e assume vaga do desembargador Pedro Paulo Pereina Nóbrega, que se aposentou em janeiro deste ano.
Estiveram presentes à cerimônia de posse o desembargador do TJPE e presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes), Bartolomeu Bueno e o Secretário de Assuntos Jurídicos do Recife, representado o prefeito Geraldo Júlio. Na plateia, familiares, amigos, advogados, juízes e servidores.

Os desembargadores Nise Pedroso e Valdir Carvalho conduzindo o desembargador à sala de sessões

Cumprimentos. Desembargadores do TRT-PE saudam o mais novo integrante da Corte
Veja cobertura fotográfica no Flickr no TRT-PE.
Texto: Eugenio Jerônimo
Fotos: Elysangela Freitas