Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Programa TJC inicia visita às escolas estaduais

Na tarde dessa quinta-feira (02), começou o “Tira-Dúvidas”, segunda fase do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), com a visita à Escola Poeta Manoel Bandeira, localizada na Ilha do Leite, Recife. No encontro, os alunos realizaram performances culturais e os docentes apresentaram os principais projetos desenvolvidos na unidade educacional.

Após as demonstrações, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre questões de direitos e deveres trabalhistas com o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), juiz André Machado; com a coordenadora regional do TJC, juíza Carmen Richlin; com o representante da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, advogado Hugor Vitor e com a juíza aposentada Lygia Valois.

A Escola Poeta Manoel Bandeira, fundada em junho de 1966, oferece ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, numa infraestrutura com 10 salas de aulas, laboratório de informática (acesso à Internet banda larga) e de ciências, quadra de esportes coberta, biblioteca, e dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

O TJC é composto por três ciclos: “Implementação do Projeto e Período de Formação”, “Tira-Dúvidas” (período de visita às escolas) e “Culminância”. A primeira etapa foi realizada em maio através de três encontros, no auditório da AmatraVI, onde os educadores e gestores das escolas atendidas participaram de uma capacitação com magistrados e receberam materiais de apoio para trabalhos em sala de aula.

Este ano, o Programa deve atingir mais de dois mil alunos e contemplará ainda as seguintes instituições: Escola Dom Carlos Coelho (no bairro de Campo Grande), Escola Estácio Coimbra (Santo Amaro), Escola Coronel Othon (Macaxeira), Escola Gilberto Freyre (Casa Amarela) e Escola São Miguel (Alto do Mandú).

A terceira e última fase (Culminância), que encerra o ciclo de atividades, e este ano traz como tema “Uma ação solidária para uma vida sustentável com educação, trabalho, justiça e cidadania”, acontecerá em outubro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE - Casa da Indústria),

Desde 2005, o TJC já atendeu mais de 40 mil jovens do ensino fundamental nos anos finais e do ensino médio, em mais de 50 escolas e capacitou mais de mil gestores e professores. O Programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), desenvolvida no Estado pela AmatraVI, e que também conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas

Mais imagens do Programa Trabalho Justiça e Cidadania 2016 aqui