Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Ministro Renato de Lacerda Paiva dá início à correição-geral no TRT-PE

 
Primeiro encontro na presidência do TRT-PE contou com a presença dos 19 desembargadores da Corte
 
 
Os dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) recepcionaram o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, na manhã desta segunda (06), no sede do tribunal, no Cais do Apolo. A desembargadora-presidente, Gisane Barbosa de Araújo, fez as apresentações do corpo de diretores administrativos e, no momento seguinte, dos desembargadores do Regional. O ministro ressaltou, nos dois encontros, que a missão da correição ordinária não é de fiscalização, “para isso existem os auditores”, mas de levantamento de dados. “Nosso interesse é analisar a área jurisdicional, observar as boas práticas e propor algumas recomendações no sentido de melhorias”, declarou.
 
Na presença dos 19 desembargadores do TRT-PE, Renato de Lacerda Paiva destacou a importância de ferramentas como o e-Gestão e o PJe, por meio dos quais é possível acompanhar o desempenho dos tribunais de todo o pais, assegurando o bom gerenciamento da Justiça do Trabalho no Brasil. Para se ter uma idéia da efetividade do e-Gestão, o ministro afirmou que a equipe de assessores da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) chega a Pernambuco com 60% do relatório da correição pronto, daí a relevância e necessidade da atualização da ferramenta pelos tribunais.
 
Ministro-corregedor foi apresentado aos diretores administrativos do TRT-PE
 
 
A equipe que acompanha o corregedor-geral é integrada pelo diretor da Secretaria da Corregedoria do TST, Carlos Eduardo Tiusso, e os assessores Roberta Favilla Vaz, Magda Mayolino, Lívio Lourenço de Brito e Pedro Ernesto Pereira. Em um ambiente de trabalho montado na presidência do TRT, a equipe vai se debruçar sobre a análise da estrutura administrativa e judiciária do tribunal, da movimentação processual (e-Gestão), das conciliações e precatórios, da atuação da Corregedoria Regional, das responsabilidades institucionais e do desempenho da Escola Judicial do TRT6.
 
Agenda da semana
Defendendo a idéia de correição proativa e da transparência, o ministro Renato de Lacerda Paiva reservou a tarde da segunda para os juízes de primeira instância, ressaltando que estará à disposição de quem precisar e/ou desejar conversar pessoalmente com ele. “A idéia é identificar o que pode ser melhorado”, afirmou o corregedor-geral.    
 
Na agenda do ministro, a terça-feira será aberta aos advogados, partes e interessados de forma geral que queiram tratar de questões relativas a processos que tramitam no TRT-PE – as audiências devem ser agendadas previamente pelos telefones (81) 3225-3201/3202. Na quarta, acompanhado do desembargador-diretor André Genn de Assunção Barros, o corregedor-geral visita a Escola Judicial da 6ª Região. 
 
Desembargadora Gisane Barbosa de Araújo e a equipe de assessores da CGJT
 
Os trabalhos prosseguem na quinta (9), quando o ministro se reúne com os desembargadores do TRT pernambucano, e têm encerramento na sexta-feira (10), na sala de sessões do Pleno, com a leitura da Ata da Correição, a partir das 10h, em sessão plena administrativa. 
 
Biografia
Renato de Lacerda Paiva ingressou na magistratura do trabalho, por meio de concurso público, como juiz do trabalho, em 1983. No âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), exerceu os cargos de juiz-presidente da 17ª Junta de Conciliação e Julgamento de 1984 a 1986, e juiz-presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Itapecerica da Serra (SP), de 1987 a 1995. Foi promovido ao cargo de desembargador TRT-SP, por merecimento, em 1995. Atou no Tribunal Superior do Trabalho (TST) como juiz convocado em três ocasiões, no período de 1997-1998, 1999 e em 2000. Nomeado ministro do TST, tomou posse no dia 15 de abril de 2002. 
 
 
 
Texto: Lydia Barros
Fotos: Elysângela Freitas