Selo 100% PJe

Cartilha ensina como ajustar posto de trabalho para evitar LER e DORT

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região lança cartilha com passo a passo de como ajustar mesa, cadeira e computador para ter um posto de trabalho adequado, contribuindo, assim, para o maior conforto no desempenho das atividades laborais e preservação da saúde de forma geral.

O uso constante de computadores ao longo de várias horas por dia pode sobrecarregar músculos e tendões, causando doenças com tendinite, bursite e outras classificadas como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT).

Nos últimos anos, especialmente depois da implantação do Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho, várias atividades do TRT-PE se dão exclusivamente por meio de computadores, por isso, é fundamental o cuidado com a postura e adequação do posto de trabalho.  

Além disso, em março deste ano, a instituição oficializou o teletrabalho, tendo registrado, até o momento, adesão de 49 servidores. A cartilha também é direcionada para esses servidores, que precisam adequar o local em que trabalham em casa, muitas vezes, utilizando notebooks ao invés de desktops.

O material foi produzido em parceria pelo Setor de Fisioterapia e o Núcleo de Comunicação Social.

Confira AQUI a cartilha 

Text: Helen Falcão

Imagem: Simine Freire