Selo 100% PJe

TRT-PE arrecada 200kg de materiais eletrônicos e mídias digitais em desuso

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) doou à ONG Moradia e Cidadania 200kg de materiais eletrônicos inservíveis, descartados por particulares nos três prédios da instituição onde foram montados pontos de coleta – edifício-sede, no Bairro do Recife; Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, na Imbiribeira, e prédio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), em Afogados.

A ONG destina os equipamentos que estão em condições de reparo para o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC Marista – Projeto ECOTEC), onde os estudantes do curso de Robótica os restauram e destinam para uso em instituições carentes voltadas para educação e/ou desenvolvimento social. A organização estima que, de 2012 para cá, já foram doadas cinco mil máquinas.

Os aparelhos ou peças que não têm condições de serem reativados são vendidos para empresas como a Usaço Móveis, que realiza os primeiros procedimentos de reciclagem. Por fim, a renda com a comercialização é aplicada nos próprios projetos da Moradia e Cidadania, que além do curso de Robótica, tem iniciativas como “Costura Cidadã”, curso profissionalizante gratuito de Corte e Costura, e “Apoio à Terceira Idade”, que presta assistência a idosos em vulnerabilidade social.

A parceria do Tribunal com a ONG foi firmada em junho, para a Semana do Meio Ambiente, quando foram disponibilizados, em áreas do TRT6, pontos de coleta de eletrônicos e mídias digitais que ficaram em desuso. A adesão de magistrados, servidores, advogados e de outras pessoas que transitam pelos locais foi tão grande, que os responsáveis pela gestão socioambiental do Regional propuseram que a ação ficasse permanente, que foi autorizado pela Presidência.

Os interessados poderão fazer o descarte responsável nos locais indicados abaixo:

  • Prédio-sede to TRT-PE - Cais do Apolo, nº 739, Bairro do Recife
    • Hall de entrada, próximo à Caixa Econômica
    • Próximo à guarita de acesso aos gabinetes dos desembargadores
  • Fórum Advogado José Barbosa de Araújo – Av. Marechal Mascarenhas de Morais, nº 4631, Imbiribeira
    • Entrada do Fórum
    • Corredor das varas, próximo aos bebedouros
  • Secretaria de Tecnologia da Informação – Rua Motocolombó, nº 310, Afogados
    • Entrada do edifício

Mais informações:

Setor de Gestão Socioambiental

(81) 3225 3412

socioamb@trt6.jus.br

Notícia relacionada:

Coleta de eletrônicos antigos agora é permanente

Texto: Helen Falcão

Foto: Setor de Gestão Socioambiental