Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Ex-presidente do TST, Francisco Fausto é sepultado no RN

 
Francisco Fausto atuou na 1ª e 2ª instâncias do TRT-PE antes de tornar-se ministro do TST
 
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, lamentou a morte do ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), 2002-2003,  Francisco Fausto Paula de Medeiros, que foi sepultado na tarde desse domingo (31/07), no Cemitério Morada da Paz, em Natal (RN). Reconhecido como um dos maiores presidentes da história da Justiça do Trabalho, Francisco Fausto sofria de câncer meloma múltiplo na medula e estava internado há 20 dias. Tinha 81 anos.
 
Nascido em Areia Branca (RN), Francisco Fausto formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atuou como juiz do trabalho substituto no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. No TRT-PE, foi nomeado juiz substituto (suplente, nos termos da época), em 1961 e, entre 1968 e 1978, respondeu pelas então Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Natal (RN), Mossoró (RN), Recife (PE), Escada (PE) e Jaboatão (PE). 
 
Em março de 1978, passou a integrar a segunda instância do TRT de Pernambuco, mediante promoção por merecimento, onde chegou à vice-presidência. Juiz convocado para substituição de ministro do TST, assumiu, a partir de novembro de 1989, vaga destinada à carreira da magistratura. Foi presidente, por dois mandatos, da 3ª Turma do TST, onde integrou a Comissão de Jurisprudência.
 
No dia 28 de agosto de 2000, Francisco Fausto Paula de Medeiros tomou posse no cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Já em  25 de junho de 2001, assumiu a Vice-Presidência e, em 10 de abril de 2002, tomou posse como presidente do TST.
 
Ao longo de sua carreira, Francisco Fausto foi uma das personalidades que mais lutou pela implantação do Tribunal Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte. Por conta do seu importante papel para a chegada definitiva da Justiça do Trabalho no estado, a sede do TRT-RN foi batizada como “Complexo Judiciário Trabalhista Ministro Francisco Fausto”.