Publicada em 05/08/2016 às 09h12
Na tarde dessa quinta-feira (4), compreendendo a etapa “Tira-Dúvidas”, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), apoiado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), visitou a Escola Coronel Othon, localizada no bairro da Macaxeira, zona norte do Recife.
Estudantes e professores puderam tirar dúvidas sobre questões de direitos e deveres trabalhistas com a coordenadora regional do TJC, juíza Carmen Richlin, com o coordenador da Escola Judicial, juiz Rodrigo Samico, com o representante da Associação dos Advogados Trabalhistas, advogado Hugor Vitor, com o juiz do Tribunal de Justiça (TJPE), Abner Apolinário, com as juízas aposentadas do TRT-PE Cleide Moreira Cruz e Lygia Valois, além da médica do trabalho Jandira Dantas. O encontro também teve a presença de Valdilma Batista de Santana e Marise Messias, representantes da Secretaria de Educação do Governo do Estado.
A coordenadora regional do TJC, juíza Carmen Richlin, explicou que o objetivo do programa é aproximar o Judiciário cada vez mais da sociedade. “Queremos trazer noções de ética e cidadania para vocês, que serão futuros profissionais no mercado de trabalho, a fim de que se tornem cidadãos plenos, conscientes dos seus direitos e deveres.”
O gestor da unidade educacional, professor Pedro Oliveira, informou que a Escola Estadual Coronel Othon tem 54 educadores que atendem cerca de 1.100 alunos, oferecendo as etapas de ensino fundamental e ensino médio, numa estrutura com laboratório de informática com acesso à Internet banda larga, 12 salas de aulas, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes, biblioteca, sala de leitura e auditório.
Programa TJC
O TJC é composto por três ciclos: “Implementação do Projeto e Período de Formação”, “Tira-Dúvidas” (período de visita às escolas) e “Culminância”. A primeira etapa foi realizada em maio através de três encontros, no auditório da AmatraVI, onde os educadores e gestores das escolas atendidas participaram de uma capacitação com magistrados e receberam materiais de apoio para trabalhos em sala de aula. A terceira e última fase (Culminância), que encerra o ciclo de atividades, e este ano traz como tema “Uma ação solidária para uma vida sustentável com educação, trabalho, justiça e cidadania”, acontecerá em outubro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE - Casa da Indústria).
Desde 2005, o TJC já atendeu mais de 40 mil jovens do ensino fundamental nos anos finais e do ensino médio, em mais de 50 escolas e capacitou mais de mil gestores e professores. O Programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), desenvolvida no Estado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), e que também conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).
Este ano, o Programa deve atingir mais de dois mil alunos e contemplará ainda as seguintes instituições: Escola Gilberto Freyre (bairro de Casa Amarela) e Escola São Miguel (Alto do Mandú).
Texto: Fábio Nunes
Fotos: Paula Barreto