Publicada em 25/08/2016 às 15h10 (atualizada há 25/08/2016 - 15:13)

A 10ª Reunião Ordinária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (COLEOUV), realizada em Brasília, nos dias 18 e 19 de agosto, evidenciou o propósito do Judiciário Trabalhista de dar maior visibilidade e eficiência às ouvidorias.
Representando o TRT-PE, a desembargadora ouvidora Eneida Melo Correia de Araújo, informou que uma das orientações do encontro foi de que se buscasse a realização de ações conjuntas com outros órgãos, a exemplo de escolas judiciais, memoriais e mesmo ouvidorias de outras instituições. Destacou ainda a desembargadora que a Ouvidoria do Regional pernambucano está cumprindo as recomendações gerais de constituição e funcionamento, obedecendo, por exemplo, ao processo de escolha por meio de eleição.
Durante a reunião, foi apresentado e discutido o documento “Perfil das Ouvidorias da Justiça do Trabalho – 2016”, síntese de pesquisa feita pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, com perguntas respondidas pelo Conselho Superior da Justiça (CSJT) e os 24 regionais trabalhistas. O estudo descreve a avaliação da estrutura organizacional, atendimento, gestão, Lei de Acesso à Informação (LAI) e perfil do ouvidor.
Texto: Eugenio Jerônimo
Presidente do TST assina programa de fortalecimento das ouvidorias da Justiça do Trabalho

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e ouvidor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, assinou nesta quinta-feira (18) o Termo de Adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, iniciativa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle que visa fortalecer e promover a integração das ouvidorias num sistema único de informatização. O documento foi assinado durante a 10ª Reunião Ordinária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (COLEOUV), em Brasília.
Para o presidente do COLEOUV, desembargador José Otávio de Souza Ferreira, o ato foi importante para a consolidação e progresso das ouvidorias da Justiça do Trabalho. "Esse programa vai nos permitir a convivência em rede como um todo" afirmou.
Ouvidores e seu papel
O presidente do TST firmou que as pessoas que o trabalho das ouvidorias é multidisciplinar, e que, como ouvidor-geral, tem se deparado com diversas indagações. "A mais recente foi o problema de como vamos receber e que tratamento dar às denúncias anônimas", observou.
O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, presente no encontro, afirmou que o melhor serviço público do mundo é aquele que presta conta do que faz. "Tem que trabalhar com eficiência, com economicidade e com transparência e responsabilidade, não apenas do ponto de vista legal e formal mas também em relação à qualidade do produto final".
TST – Texto: Viviane Gomes/TG Foto: Aldo Dias