Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Presidente do Tribunal participa de encontro do Programa TJC

Presidente Gisane Araújo respondeu questionamentos dos alunos

O Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), com a visita à Escola São Miguel, localizada no Alto do Mandu, em Recife, encerrou o “Tira-Dúvidas” - segunda fase do programa, na tarde dessa quinta-feira (1/9).

Na ocasião, os estudantes puderam prestigiar a palestra “Desenvolvimento Sustentável”, com o promotor do Ministério Público Estadual (MPPE) André Felipe, que abordou a consciência ambiental, desmatamento, aquecimento global e preservação, além da importância da conservação patrimonial e cultural. Ele também explicou todo o funcionamento do Ministério Público e o papel de um promotor de justiça.

Promotor André Felipe falou sobre Desenvolvimento Sustentável

A coordenadora regional do TJC, juíza Carmen Richlin, explicou aos alunos que o programa visa a aproximar cada vez mais a Justiça do Trabalho da sociedade: “Pretendemos que vocês se tornem cidadãos plenamente conscientes de seus direitos e obrigações em relação ao mercado de trabalho”. Em seguida, os discentes fizeram várias perguntas relacionadas aos direitos trabalhistas aos magistrados presentes. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Gisane Barbosa de Araújo, interagiu com a plateia, respondendo questionamentos, a exemplo de regras do estágio, lei de aprendizagem e trabalho infantil.

O gestor da unidade, professor Anderson Melo, informou que a Escola São Miguel, da rede pública estadual, atende cerca de 700 alunos e oferece Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. “Temos uma estrutura com 10 salas de aulas, laboratório de informática, quadra de esportes, biblioteca e dependências adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida”.

TJC

O TJC é composto por três ciclos: “Implementação do Projeto e Período de Formação”, “Tira-Dúvidas” (período de visita às escolas) e “Culminância”. A primeira etapa foi realizada em maio através de três encontros, no auditório da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), onde os educadores e gestores das escolas atendidas participaram de uma capacitação com magistrados e receberam materiais de apoio para trabalhos em sala de aula.

A terceira e última fase (Culminância), que encerra o ciclo de atividades, e este ano traz como tema “Uma ação solidária para uma vida sustentável com educação, trabalho, justiça e cidadania”, acontecerá em outubro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE - Casa da Indústria).

Este ano, o Programa atingiu mais de dois mil alunos, contemplando as seguintes instituições: Escola Poeta Manoel Bandeira (no bairro Ilha do Leite), Escola Dom Carlos Coelho (Campo Grande), Escola Estácio Coimbra (Santo Amaro), Escola Coronel Othon (Macaxeira), Escola Gilberto Freyre (Casa Amarela) e Escola São Miguel (Alto do Mandu).

Estiveram presentes a essa última visita, as juízas do Trabalho Laura Botelho e Patrícia Trajano; a juíza aposentada do TRT-PE Cleide Moreira Cruz; a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Elizabeth Veiga;  o representante da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, Hugor Vitor; e o juiz do Tribunal de Justiça (TJPE) Abner Apolinário; além da médica do trabalho Jandira Dantas. O encontro também teve a presença de Valdilma Batista de Santana, Shirley Malta e Neuza Mendonça, representantes da Secretaria de Educação do Governo do Estado.

Confira mais fotos AQUI.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Paula Barreto