Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Servidores do TRT-PE participam da Oficina Modelagem de Processos

A Seção de Racionalização de Processos de Trabalho, ligada à Coordenadoria de Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, está realizando, nesta quinta-feira (6), o 3º módulo da Oficina Modelagem de Processos usando o Business Process Model and Notation (BPMN). A capacitação acontece no laboratório da Escola Judicial, no bairro da Encruzilhada, Recife, com instrutoria interna de Alexsandra Monteiro, da Seção de Planejamento e Qualidade de Processos de TI.

O curso foi planejado para disseminar o uso da notação BPMN (em português: Notação de Modelagem de Processos de Negócio – uma metodologia de gerenciamento de processos de negócio). O treinamento também fornece orientações sobre a utilização do software Bizagi Modeler e sobre o processo de geração e publicação automática de documentos.

Dentre os benefícios estão: atender as demandas provenientes das recomendações, por virtude de auditoria na área de aquisição de bens e serviços e gestão e fiscalização de contratos; padronizar os modelos de processos produzidos pela instituição; e facilitar o entendimento dos processos organizacionais; além de melhorar a comunicação entre as áreas da organização e entre as próprias equipes.

Inicialmente foi realizada a ”Oficina (I) de Sensibilização” com os servidores envolvidos nos processos. Em seguida, aconteceu a “Oficina (II) de Descrição dos Processos”, com representantes das unidades envolvidas diretamente nos processos e, posteriormente, foi iniciada, a “Oficina (III) de Modelagem de Processos, dividida em 3 módulos. O primeiro módulo, teórico, foi realizado em 16 e 17/08; o segundo, prático, em 29 e 31/08.

A realização dessa atividade atende ao Projeto Estratégico nº 10 – Programa de Otimização de Processos Críticos, que tem impacto no Objetivo Estratégico de “Fortalecer os processos de governança administrativa e judiciária”.