Publicada em 25/10/2016 às 08h33 (atualizada há 25/10/2016 - 08:42)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está inscrevendo, até o dia 28 deste mês, candidatos ao Prêmio Conciliar é Legal, criado em 2010 para “estimular, identificar, premiar e disseminar a realização de ações de modernização que colaborem para a aproximação das partes”. Este ano, o prêmio abrange as categorias de tribunais estaduais, tribunais regionais federais, tribunais regionais do Trabalho, juízes, instrutores de mediação e conciliação, ensino superior, mediação, conciliação extrajudicial e demandas complexas ou coletivas. Na avaliação dos projetos serão levados em conta critérios como eficiência, restauração das relações sociais, criatividade, replicabilidade, alcance social, desburocratização e satisfação do usuário.
Além dessas categorias, serão concedidas premiações - independente de inscrição - aos tribunais estaduais, federais e trabalhistas que alcançarem índices de composição mais elevados durante a XI Semana Nacional de Conciliação, que será realizada entre 21 e 25 de novembro.
O formulário de inscrição e a prática deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico premioconciliar[at]cnj.jus[dot]br, por intermédio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania, mesmo quando se tratar da categoria juiz individual.
Confira AQUI o regulamento do VI Prêmio Conciliar é Legal.
Texto: Lydia Barros, com informações do CNJ
Arte: Gilmar Rodrigues