Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição destaca redução de 20% do acervo de processos físicos pela 3ª VT de Caruaru

Testemunhos dos servidores sobre o bom ambiente de trabalho na 3ª VT de Caruaru também chamou atenção da Corregedoria
 
 
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, finalizou, na tarde da última sexta-feira (28), as visitas correicionais ordinárias de 2016 nas Varas do Trabalho de Caruaru. Na reunião com a equipe da 3ª VT do município que comandou, o corregedor aproveitou para manifestar sua satisfação com o panorama encontrado na unidade judiciária.  
 
Lá, os trabalhos correicionais foram acompanhados pela juíza substituta das VTs de Caruaru, Liliane Mendonça de Moraes Souza, que atualmente responde pela vara, em função das férias da juíza Kátia Keitiane da Rocha Porter, que assumiu a titularidade da 3ª VT em maio deste ano. 
 
A verificação, realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara, apontou o bom gerenciamento dos atos processuais, além da adequada organização e do necessário controle dos prazos na unidade.
 
A equipe de correição também deixou registrado o avanço obtido, durante este ano, na conversão dos processos físicos para o meio digital, por meio da ferramenta “CLE”, - com diminuição de 20% do acervo dos feitos naquela antiga conformação. Medida esta que já está viabilizando um melhor gerenciamento dos atos processuais e do acesso à Justiça, além de, obviamente, favorecer um ambiente de trabalho mais aprazível na secretaria.
 
Outro fato que chamou a atenção do corregedor regional foram os testemunhos dos servidores sobre o ambiente de trabalho existente na 3ª VT. As declarações foram concordantes ao apontar a maneira amistosa e cordial como são tratados pelos dirigentes, em especial pela postura do diretor de secretaria, que tem coordenado o grupo com seriedade, mas sempre levando em consideração as pessoas, com suas diversas particularidades e capacidades.
 
Na conclusão da resenha de correição, foram relacionadas três boas práticas, entre várias mencionadas pelo juízo: pauta de audiência flexível. Embora exista uma pauta ordinária, monitoramentos semanais são realizados permitindo ajustá-la de acordo com o cenário encontrado a fim de mantê-la com prazos sempre razoáveis. Quando necessário, pautões são criados visando atingir esse alvo; qualificação da equipe para o exercício das diversas funções da secretaria; e controle semanal de todos os setores da VT por tabelas, permitindo, inclusive, orientação individualizada de cada servidor sobre as tarefas mais importantes a executar.
 
 
Texto: Lydia Barros, com informações da Corregedoria Regional
Foto: Daniel Caseca