Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Núcleo de Conciliação homologa mais de 100 acordos em mutirão com a CONTAX

Maioria dos reclamantes que fizeram acordo no mutirão tinham audiências de instrução marcadas para 2017
 
Às vésperas da Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre os dias 21 e 25 de novembro, o Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) contabiliza os resultados do mutirão de audiências com a CONTAX e empresas tomadoras de serviços, iniciado na segunda-feira (07) com encerramento nesta quarta (09).  Até o início da manhã de hoje, 100 acordos haviam sido homologados, totalizando R$ 674.036,04, que deverão ser integralmente pagos aos trabalhadores até o dia 23 de novembro. A maioria dos reclamantes que fizeram acordo no mutirão tinham audiências de instrução marcadas para 2017
 
“No final do expediente de hoje (09/11), outros 28 acordos deverão ter sido formalizados”, adianta o coordenador do Núcleo, juiz Eduardo Câmara, explicando que mutirões dessa natureza são realizados constantemente; ora propostos pelos advogados das empresas que possuem uma grande demanda de processos; ora pelo próprio Núcleo, com base no relatório da distribuição. “O importante é deixar claro que o esforço de conciliação é permanente na Justiça do Trabalho”, ressalta o juiz, “independente das empresas que tenham interesse em solucionar suas demandas em bloco, o movimento de conciliação é contínuo ao longo do ano”.
 
Ainda antes da Semana de Conciliação, no dia 14, por exemplo, o Núcleo de Conciliação do TRT-PE tem uma pauta exclusiva da empresa Líber Terceirização, cuja recente rescisão de contrato com o Estado resultou em mais de 1.800 demissões. As empresas de terceirização e o Governo do Estado, aliás, estão entre os maiores devedores da Justiça do Trabalho em Pernambuco, ao lado de empresas de telemarketing, como a CONTAX - setor com alta rotatividade de trabalhadores - e os bancos. Mas a busca pela solução dos litígios trabalhistas independe do tamanho da dívida da empresa ou a natureza do trabalho exercido pelos reclamantes.
 
Para a campanha nacional, de 21 a 25 deste mês, o Núcleo de Conciliação da 1ª Instância do TRT-PE já agendou cerca de 100 processos, sendo uma média de 20 por dia, mais 10 do fluxo normal diário das VTs do Recife. “Mas independente da designação dessas audiências, nada impede que as partes nos procurem para tentar os acordos”, explica o juiz Eduardo Câmara. Além das Varas do Trabalho do Recife e da Região Metropolitana, as unidades do interior também já estão preparando suas pautas para a semana de conciliação.
 
A Semana Nacional da Conciliação é uma mobilização nacional convocada, anualmente, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para estimular a realização de acordos judiciais em todos os tribunais do país. Esta será a 11ª edição e terá como slogan "Conciliação, o caminho mais curto para resolver seus problemas". Advogados e partes com processo tramitando no TRT da 6ª Região podem solicitar o agendamento de uma audiência para tentativa de acordo utilizando um dos variados canais de comunicação indicados abaixo:
 
 
-  WhatsApp (81) 98897.7016;
 
- Núcleo de Conciliação do 1º grau, (81) 3454.7941 / 3232.4726, nucleo.conciliacao[at]trt6.jus[dot]br,
Av. Marechal Mascarenhas de Morais, 4631, 1º Andar, Imbiribeira, Recife-PE CEP 51150-004;
 
- Central de Conciliação do 2º grau, (81) 3225 3211 / 3212, ouvidoria[at]trt6.jus[dot]br, sala da Ouvidoria - Cais do Apolo, 739, sobreloja, Bairro do Recife – Recife-PE CEP 50030-902;
 
 
 
 Texto e foto: Lydia Barros