Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Café com TI aborda inteligência artificial

Na terceira edição do Café com TI, realizado no dia 07/12, o servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Ricardo Scholz apresentou o tema “Abordagem meta-heurística para alocação de recursos em problemas complexos”, trazendo exemplos de adversidades de alocação de recursos escassos, recorrentes no mundo corporativo.

Em sua apresentação, o servidor introduziu definições importantes dos problemas de uma classe conhecida na literatura técnica como Constraint Satisfaction Problems (CSP), analisou o problema de designação de magistrados no TRT-PE como uma instância de problema CSP e introduziu os conceitos básicos do OptaPlanner, um framework que utiliza abordagens de Inteligência Artificial (busca meta-heurística) para resolução de problemas complexos.

Em seguida, Ricardo Scholz demonstrou como o OptaPlanner poderia ser utilizado, exemplificando com o estudo de viabilidade de sistema para auxiliar na designação de magistrados zoneados e da reserva técnica em claros temporários de lotação (férias, licenças, convocações). Com mais de 140 magistrados, 70 varas do trabalho e necessidades que mudam constantemente, a designação de magistrados é um problema de difícil solução. O estudo foi realizado durante o desenvolvimento do Sistema de Gestão Funcional de Magistrados (SGMF), desenvolvido pela STI, a pedido da Corregedoria do Tribunal.

O Café com TI, que tem por objetivo fomentar o compartilhamento de conhecimento técnico, contou com a participação de servidores da STI, tanto presencialmente quanto a distância, uma vez que Samuel Damásio, também servidor da STI, viabilizou a filmagem e a transmissão da apresentação por meio do YouTube.