Publicada em 03/02/2017 às 09h26 (atualizada há 03/02/2017 - 09:51)
Na noite dessa quinta-feira (02), no templo da Igreja Batista Emanuel, em Boa Viagem, no Recife, os desembargadores que assumem a Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região nesta sexta-feira (03) – Ivan Valença (presidente), Valdir Carvalho (vice-presidente), Dione Furtado (corregedora) – assistiram a um culto de ação de graças. Também estiveram presentes à cerimônia a futura diretora da Escola Judicial, desembargadora Nise Pedroso, com o vice-diretor, desembargador Paulo Alcantara, e a próxima ouvidora, desembargadora Maria das Graças de Arruda, com a ouvidora substituta, desembargadora Eneida Melo.
Durante o culto o desembargador Ivan Valença lembrou o compromisso assumido com o fazer justiça, ao tomar posse, após concurso público da magistratura, como juiz substituto, em 1987, por uma coincidência histórica, quando o TRT-PE, era presidido por seu pai, o juiz Clóvis Valença. O desembargador aproveitou a oportunidade para renovar o seu compromisso com a busca da justiça, agora num cargo diretivo.
Novos dirigentes do TRT-PE tomam posse nesta sexta-feira
A crise econômica que causa dificuldades nas empresas e demissões crescentes reflete de forma direta na Justiça do Trabalho, com o aumento do número de ações trabalhistas. Em 2016, as varas do trabalho em Pernambuco receberam 107 mil processos.
O desembargador Ivan Valença (centro) assumirá a Presidência; Valdir Carvalho, Vice-Presidência e Dione Furtado,a Corregedoria
Para fazer frente a essa realidade, a Justiça do Trabalho precisaria de mais investimentos, porém o que tem se verificado é uma redução orçamentária, que em 2016 foi de 30%, e vai servir de parâmetro para o orçamento de 2017. É esse o cenário que vai encontrar o desembargador Ivan de Souza Valença Alves, que assume a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região nesta sexta-feira (03), com os desembargadores Valdir Carvalho na Vice-Presidência e Dione Furtado na Corregedoria.
A Escola Judicial será dirigida pela desembargadora Nise Pedroso, tendo o desembargador Paulo Alcantara na vice-diretoria (foto acima).
Também toma posse a nova ouvidora, desembargadora Maria das Graças de Arruda França, e a ouvidora substituta, desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo (foto abaixo).
Esperançoso, o novo presidente acredita na capacidade de trabalho do quadro de pessoal, destacando o compromisso e senso de responsabilidade de magistrados e servidores com o fazer justiça. Ivan Valença também recorrerá aos métodos científicos da moderna administração, adotando iniciativas como a difusão de boas práticas adotadas em certas varas da justiça trabalhista, para que possam ser utilizadas pelas demais unidades, procurando dar resposta a um dos grandes desafios, que é tornar mais rápida a tramitação dos processos.