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Por acessibilidade, todos os novos documentos disponibilizados no site do TRT-PE terão que estar em formato aberto

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) iniciou, em janeiro deste ano, um projeto de adequação de seu portal (www.trt6.jus.br) a fim de atender as recomendações de inclusão digital previstas na Resolução nº 215/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  e as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU). As modificações tomam como base o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), um documento elaborado pelo Governo Federal com o objetivo de nortear o desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais de modo a garantir o amplo acesso, independentemente de limitações físicas (visão, motora, etc.) ou intelectuais.

Este projeto chega a mais uma etapa. A partir de dessa sexta-feira (12), todos os novos arquivos de texto, de apresentação ou planilhas a serem disponibilizados no site precisarão estar em formatos abertos – HTML ou ODF (ODT, ODS e ODP) –, não mais serão admitidos aqueles em PDF, DOC e outras extensões pagas. Dessa forma, todos os setores que incluem informações no sítio precisarão converter os documentos para um dos formatos livres antes de fazer o upload. Confira abaixo um rápido tutorial de como alterar um documento de Word , Excel ou LibreOffice para ODS. Importante lembrar que os arquivos em PDF não poderão ser convertidos, é necessário o arquivo original de texto.

Utilizando o Word ou Excel

1. Abrir o documento no Word ou Excel

2. Depois do documento aberto, escolher a opção de “Saves as ODF...”. Se essa opção não estiver disponível no seu Word ou Excel, utilize o Libre Office para converter o arquivo explicado na próxima seção.

3.Selecionar o formato do arquivo a ser gerado (ODT ou ODS)

Utilizando o LibreOffice

4. Abrir o LibreOffice

5. Escolher a a opção do LibreOffice relacionada ao tipo de arquivo a ser convertido (Normalmente Texto ou  Planilha)

6. Abrir o documento 

7. Depois do documento aberto, escolher a opção de “Salvar Como...”

8. Selecionar o formato do arquivo a ser gerado (ODT ou ODS)

Persistindo dúvidas, o servidor deverá recorrer à Central de Atendimento de TI, abrindo um chamado pelo endereço http://centralti.trt6.jus.br/assystnet/application/assystNET.jsp# ou através do telefone 0800 2000 201.

Andamento do projeto

Até o momento, 46,4% do portal do TRT-PE está totalmente de acordo com as exigências da Resolução nº 215/2015 do CNJ, 19,6% ainda demanda alguns ajustes e 30,4%  precisa de reformulação. 

Quanto à utilização de formatos abertos, a Secretaria de Tecnologia da Informação já adequou os atos, portarias, editais, etc. disponíveis em Normas Internas. Os documentos podem ser acessados em HTML, bastando clicar no título da normativa, ou serem baixados nos formatos ODT ou RTF.