Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Tribunal entrega comendas para celebrar abolição da escravatura

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) realiza a tradicional cerimônia de entrega das medalhas Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira e Juiz Eurico de Castro Chaves na próxima segunda-feira (15), no Teatro de Santa Isabel, a partir das 17 horas. Este ano, 30 personalidades e três instituições serão contempladas com a primeira comenda, pelos relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho e à sociedade pernambucana, enquanto 29 nomes do quadro do Tribunal, entre magistrados e servidores, receberão a segunda condecoração.

Os dirigentes do Tribunal, desembargadores Ivan Valença, Valdir Carvalho e Dione Furtado, presidente, vice-presidente e corregedora, respectivamente, receberão os convidados para a cerimônia, que terá como atração cultural a Orquestra Alto da Mina. Composta por crianças e adolescentes da comunidade olindense de mesmo nome, a orquestra, um dos braços de um projeto sociocultural que usa a música como agente de transformação social,  tem como diretor musical o maestro Israel França, que será um dos agraciados da noite de honrarias promovida pelo TRT6.

O alcance social de iniciativas como a da Orquestra Alto da Mina está na essência das condecorações concedidas pelo TRT-PE, que busca homenagear personalidades que, além da contribuição à Justiça Trabalhista, atuem em campos de relevância para a sociedade. A medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira foi instituída em 1987, em tributo ao pernambucano, Conselheiro de Estado no Brasil Império e importante figura na abolição da escravatura, tendo participado da promulgação da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Já a medalha Juiz Eurico de Castro reverencia a memória do juiz que presidiu o Regional nos períodos de 1946/1951, 1955/1959 e 1963/1966. Sob sua gestão, em 1946, o órgão passou a integrar o Poder Judiciário da União. 

Preservando o seu caráter plural, a comenda Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira distingue este ano personalidades do campo do Direito, Medicina, Política, Educação, Artes.