Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Tribunal intensifica esforços para reabertura da Vara de Catende

Presidente Ivan Valença manifestou solidariedade ao município e aos servidores da Vara

Após os graves danos causados pela cheia do último final de semana, que atingiu a Mata Sul de Pernambuco, a prioridade do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região é concluir o serviço de retirada de entulhos, limpeza e reparos na rede lógica para restabelecer o atendimento dos jurisdicionados.

O Regional está concentrando esforços para que volte a atender ao público e fazer audiências no prazo de quinze dias. Apesar da invasão das águas, apenas cerca de duzentos processos foram danificados, mas podem ser recuperados. Estes são processos remanescentes da fase em que o Tribunal ainda usava o processo físico, desde 2013 a plataforma do PJe foi implantada. Um grupo de servidores da Vara, no teletrabalho, está dando andamento às ações que tranmitam pelo meio eletrônico.

Em visita a Catende, na manhã desta quinta-feira (01), o presidente do TRT-PE, desembargador Ivan Valença, destacou a urgência de a Vara Trabalhista da cidade voltar a atender ao jurisdiconado. “As pessoas procuram a Justiça do Trabalho para receberem verbas alimentares e qualquer demora pode afetar sua própria subsistência”, lembrou o presidente. No início da manhã, a equipe de infraestrutura do Tribunal e o grupo dos próprios servidores da Vara, liderados pela diretora, Josemília Maria, já estavam empenhados em tirar a lama das dependências, colocar os processos afetados pelas águas para secar, lavar e desinfetar os cômodos.

Servidores da unidade empenhados na limpeza das áreas afetadas do imóvel

O presidente Ivan Valença manifestou solidariedade ao município seriamente atingido pelas enchentes e aos servidores da vara, informando que desde o final de semana se mantém informado da situação. Relatou a conversa com a juíza titular da VT de Catende, Tânia Chenk Allatta, comovida com os danos causados no prédio e também preocupada com a retomada do atendimento ao público.

Agradeceu o desembargador aos servidores pelo senso de responsabilidade que extrapola o dever funcional. “Vocês demonstram compromisso não só com o Judiciário Trabalhista, mas com os cidadãos que precisam da Justiça do Trabalho”, elogiou. Adiantou o desembargador que proporá na próxima sessão plenária do Regional, dia 6 de junho, voto de louvor aos integrantes da Vara de Catende, para anotação nas respectivas fichas funcionais. Os oficiais de Justiça da Vara de Catende vão notificar as pessoas que tiveram audiências adiadas, para informar as novas datas.

Diretora da Vara dá informação a um trabalhador que procurou a unidade para saber a nova data da audiência

A Vara do Trabalho (VT) de Catende, criada pela Lei 5.650/1970 e instalada em agosto de 1971, tem jurisdição também nos municípios de Belém de Maria, Cupira, Jaqueira, Jurema, Lagoa dos Gatos, Maraial, Panelas, Quipapá e São Benedito do Sul. O Núcleo de Estatística e Pesquisa do TRT-PE informa que a VT, nos últimos quatro anos (2013-2016), recebeu 5866 processos e solucionou 6855. Em 2017, no primeiro quadrimestre, foram 466 casos novos acolhidos e 349 julgados.

A unidade está localizada na Zona da Mata Sul do estado, que abrange uma área de 4 mil km² e é composto por 19 municípios, com uma população de quase 500 mil habitantes, dos quais 30% vivem na área rural. A economia da região está baseada na agroindústria açucareira e dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam 1 milhão e 200 mil postos de trabalhos formais na região, em 207 mil estabelecimentos regulares.

Vara do Trabalho de Catende

Atendimento ao público: das 8h às 14h

Av. Paulo Guerra, 272, Centro – Catende/PE – 55400-000

(81) 3673-1257

varacatende[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Eugenio Pacelli

Fotos: Elysangela Freitas