Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE realiza primeira Reunião de Análise da Estratégia de 2017

Presidente Ivan Valença reconheceu o desempenho do Tribunal na solução de conflitos trabalhistas

A Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE) realizou a primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do ano. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), na sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). A abertura oficial foi feita pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves.

A chefe do Núcleo de Estatística e Pesquisa, Terezinha Pimentel, apresentou o desempenho do Tribunal no ano de 2016, referente ao alcance das Metas do Poder Judiciário. O Regional conquistou os Selos de Cumprimento da Meta 2 (Julgar processos mais antigos) e da Meta 7 (Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos). Além disso, merece destaque o alcance da Meta 1 – Julgar mais processos que os distribuídos – pela primeira instância do Tribunal (103,72%). Essa é a primeira vez que as varas do trabalho alcançam essa meta desde quando ela foi criada, em 2011. A segunda instância já havia conseguido esse feito em 2013 e 2015, mas no ano passado o índice ficou em 97,43%.

Terezinha Pimentel falou sobre a consolidação dos dados de 2016

Houve bons resultados também em relação à Meta 5 – Impulsionar processos à execução –, especialmente em relação às ações não fiscais, e à Meta 6 – Priorizar o julgamento das ações coletivas –, já que apenas 11 ações coletivas ficaram pendentes de julgamento no fim de 2016, todas elas com tramitação no primeiro grau. O índice que ficou mais distante do estipulado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi o relativo à meta específica da Justiça do Trabalho de reduzir o tempo médio de duração de processo. Apenas 10 varas do trabalho de Pernambuco conseguiram encurtar o tempo de tramitação. As dificuldades aconteceram em todo o país, de modo que apenas os Regionais de São Paulo, Sergipe e Alagoas conseguiram cumprir a meta.

Coordenadora da CGE, Elisabete Duarte, discorreu sobre as mudanças no planejamento estratégico do Tribunal

Após a exposição de dados, a coordenadora da CGE, Elisabete Duarte de Sousa Alves, falou da revisão técnica do planejamento estratégico 2015-2020, necessária devido a mudanças no cenário brasileiro, com ajustes em alguns indicadores, como o de governança de pessoal e de governança de Tecnologia da Informação (TI), e recálculo das metas nos índices de execução orçamentária e conciliação, além da inclusão dos indicadores de processos antigos e ações coletivas. Ela também comentou sobre a conversão dos projetos estratégicos agora em programas, para maior e melhor acompanhamento, ampliação das ações e redirecionamento das correções em tempo hábil.

Em seguida, o assistente do Núcleo de Estatística e Pesquisa, Luiz Eduardo Moura, abordou os principais indicadores nacionais da área-fim, fazendo comparações com os resultados de outros tribunais do trabalho, a exemplo dos índices de conciliação e de execução, com destaque para a melhora do indicador de processos julgados.

O chefe da Divisão de Gestão e Governança de TI, Alessandro Alcides de Souza (representando o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Adriano Pinheiro), apresentou os resultados dos indicadores de sua área e as principais entregas realizadas em 2016, a exemplo dos 10 novos sistemas implantados no Tribunal, das novas versões das plataformas já em operação e das 12 ações de infraestrutura implantadas.

Encerando o encontro, o presidente Ivan Valença comentou que a expectativa inicial foi confirmada. “Apesar das dificuldades orçamentárias e de algumas metas não dependerem exclusivamente do Tribunal, estamos cumprindo com nossa missão e desenvolvendo nossas obrigações com muito empenho”.

Também participaram da reunião o vice-presidente, desembargador Valdir Carvalho; a desembargadora Eneida Melo; o juiz auxiliar da Presidência, Saulo Bosco; o juiz auxiliar da Corregedoria, Gilvanildo Lima; a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Olinda, Ana Cristina da Silva; o secretário-geral da Presidência, Sérgio Mello; o diretor-geral, Wlademir Rolim; o diretor da Secretaria de Auditoria e Controle Interno, Enoque Sobrinho; o diretor da Secretaria Administrativa, João André Pegado; o diretor da Secretaria de Orçamento e Finanças, Flávio Romero; a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Kátia Barros; a coordenadora de Licitações e Contratos, Deyse Mendes; o coordenador de Administração de Pessoal, Sérgio Aguiar; a coordenadora de Contabilidade, Ana Regina Soares; a coordenadora de Segurança Institucional, Juliana Bezerra; e a secretária Executiva da Escola Judicial, Verônica Tavares; além de chefes de seções administrativas.

Confira mais fotos do encontro no Flickr do Tribunal.

Acesse o Relatório de Desempenho 2016 na íntegra.

Notícia relacionada:

TRT-PE pede sugestões sobre Metas do Poder Judiciário para 2018

Texto: Helen Falcão/Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas