Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT da Paraíba faz visita técnica ao Núcleo de Gestão Documental do TRT/PE 

Servidores do TRT13 foram recepcionados pela chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do Regional pernambucano, Marcília Gama

O coordenador de Gestão Documental do Tribunal Regional da Paraíba (TRT13), Walter Azevedo, e mais três servidores do mesmo Regional, Rachel Monteiro Lira, Orlando de Assis Pires e Paulo Otávio Ferreira dos Santos visitaram as instalações do Arquivo Geral e do Memorial da Justiça do Trabalho do TRT de Pernambuco, no último dia 29. A equipe veio conhecer de perto a estrutura metálica de armazenamento do acervo do tribunal pernambucano, objeto do projeto 19 do Planejamento Estratégico; além de observar pessoalmente as atividades de triagem e avaliação (objeto do projeto 43), realizado com base na Resolução 03/2010 deste Regional e da Tabela de Temporalidade unificada do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
 
Desenvolvidas pelos alunos do curso de Direito e História da FACOL (Faculdade Osman Lins), em Vitória de Santo Antão, as atividades do Núcleo de Gestão Documental do TRT/PE possibilitou a triagem de 625.193 processos - até o presente momento. Destes, 209.394 autos trabalhistas foram destinados à guarda permanente, por serem considerados de alta relevância para o conhecimento da história da Justiça do Trabalho em Pernambuco. O mesmo projeto possibilitou a eliminação criteriosa de 415.799 mil processos (com mais de 20 anos), cujo conteúdo foi considerado “de baixo interesse para pesquisa”. 

Tal eliminação, aliás, abriu espaço no Arquivo Geral para novos processos, e contribuiu com a redução dos gastos com armazenamento, uma vez que o Tribunal devolveu os três galpões alugados anteriormente, concentrando suas atividades em uma sede única, espaço também alugado pelo TRT da 6ª Região.

Já no Memorial, a equipe do TRT-13 acompanhou os trabalhos de preservação que desenvolvido pelas servidoras Soriana Bastos, Sandra Oliveira e Sandra Gláucia, que atuam na pesquisa por assunto, catalogação, conservação e acondicionamento do acervo fotográfico do TRT-6. 

Para a chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do Regional pernambucano, Marcília Gama, a visita foi muito proveitosa, “pois possibilitou a troca de informações e experiência, muito profícua para a preservação da memória de ambos os Regionais.”


Texto: Lydia Barros
Fotos: Núcleo de Gestão Documental do TRT/PE