Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE julga dissídio e encerra greve dos rodoviários


Movimento foi considerado legal pelos desembargadores, que determinaram que dias parados serão compensados

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) fixou em 6% o reajuste nos salários de motoristas, cobradores e fiscais de ônibus do Grande Recife, decisão que encerrou a greve da categoria e determinou o retorno integral da frota a partir das 0h desta quinta-feira (06). O tíquete-alimentação foi reajustado em 8%.

Nove magistrados votaram pelo percentual aprovado, dois pelos 4% pedidos pelo sindicato patronal e mais um votou pelo aumento de 7,5% inicialmente proposto pelo relator. Já quanto ao tíquete, foram sete votos a favor dos 8%, três para os 6% e dois para 4%. No entanto, com relação aos salários, o percentual a ser aplicado de imediato, independentemente de recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), será de 4%. Caso não haja recurso, passará a valer o percentual integral definido pelo TRT6. Mas, em havendo apelo ao TST, o julgamento caberá aos ministros do Tribunal Superior.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Região Metropolitana, da Mata Sul e Norte de Pernambuco comemorou o resultado do julgamento do dissídio, instaurado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).    

O julgamento ocorreu na tarde desta quarta-feira (05), na sala de sessões do pleno do TRT6. A sessão começou por volta das 14h15, e teve como relator o desembargador Fábio Farias. Os dias parados deverão ser compensados com uma hora a mais na jornada de trabalho. Por unanimidade, a greve foi considerada legal pelos desembargadores.