Publicada em 14/08/2017 às 13h54 (atualizada há 15/08/2017 - 10:35)
Compondo a mesa de honra, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, participou, na manhã desta segunda-feira (14/08), no Palácio da Justiça, da cerimônia de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Judiciário e da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, em comemoração aos 195 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
A honraria é destinada a magistrados, servidores e personalidades que contribuem com a Justiça. Entre os agraciados, o desembargador Demócrito Filho; o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro José Celso de Mello Filho; o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Mauro Campbell; o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador Antônio Rulli Júnior; o juiz federal Sérgio Moro; a Associação Comunidade Obra de Maria; o vice-governador Raul Henry; o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.
TJPE: 195 anos
O Tribunal de Justiça de Pernambuco foi criado em 1821 e instalado em 13 de agosto de 1822. Funcionou em vários locais: Consistório do Espírito Santo, Cadeia Velha, Faculdade de Direito do Recife e Liceu de Artes, até a sua transferência definitiva para o prédio do Palácio do Justiça, na praça da República, no histórico bairro de Santo Antônio, em 1924 - um verdadeiro acervo de arte e um dos pontos importantes do guia turístico de Pernambuco. Atualmente é composto por 52 desembargadores, com jurisdição em todo o Estado de Pernambuco. Nos crimes comuns e de responsabilidade, ele tem competência para processar e julgar originariamente o vice-governador, secretários de Estado, juízes e membros do Ministério Público, e nos crimes comuns tem competência para processar e julgar os deputados estaduais.
________________
Texto: Fábio Nunes
Fotos: Elysangela Freitas
Fonte: Ascom TJPE