Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Escola Judicial do TRT-PE sedia assembleia geral do Conematra

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) é a anfitriã da 55ª Assembleia Geral e Reunião de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra). Sediado pela primeira vez na Capital pernambucana, o encontro, que congrega todas as escolas judiciais trabalhistas do país, acontece no Hotel Golden Tulip Palace, em Boa Viagem, Recife.

Participam do evento desembargadores e juízes integrantes dos corpos diretivos, além dos coordenadores e assessores técnico-pedagógicos das instituições. A abertura oficial, na tarde dessa quinta-feira (21), ficou a cargo do presidente do Conematra, desembargador Gérson de Oliveira Costa Filho, ressaltando, em seu discurso, que o encontro fortalece a Justiça do Trabalho, principalmente nesse momento de crise econômica.

Presidente do TRT-PE, Ivan Valença, destaca papel fundamental das EJs

Em seu pronunciamento, o presidente do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves, falou do papel fundamental das escolas judiciais para promover, principalmente, a formação de conciliadores. “Por determinação do CNJ, devemos movimentar vários servidores para o primeiro grau, situação que exige atuação proativa de nossas escolas, num trabalho incansável e arrojado, especialmente quanto à capacitação de mediadores, atores essenciais na facilitação da comunicação entre as partes, pois a Justiça Trabalhista sempre foi pioneira na cultura conciliatória, com foco na pacificação social”.  

 

Diretora da EJ6, Nise Pedroso, ressalta oportunidade de troca de experiências

A diretora da Escola Judicial do TRT-PE, desembargadora Nise Pedroso, destacou a importância do evento pela oportunidade de trocas de ideias, de compartilhamento de experiências e de multiplicação de aprendizados. “A efetiva participação dos Regionais nesta assembleia traz a certeza de comprometimento e responsabilidade das Escolas que, unidas, caminham para o fortalecimento institucional, pois perseguimos um ideal que é aperfeiçoar a política de formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores.”

Desa. Maria Inês Corrêa e juíza Wanda Ramos conduziram a conferência inaugural

Na sequência, a desembargadora Maria Inês Corrêa (TRT15) e a juíza Wanda Lúcia Ramos (TRT18) conduziram a conferência inaugural falando sobre o papel das Escolas Judiciais na formação dos conciliadores. Dando continuidade ao evento, nesta sexta-feira (22), ocorre a oficina de Gestão de Processos nas Escolas Judiciais, com a servidora do TRT10 Camone Cristiane Zanghelini. E, encerando o encontro, a assembléia-geral extraordinária vai debater a ata da reunião do Conematra em Goiânia/GO, o projeto final do Curso de Formação de Conciliadores e os convênios para realização de Especialização, Mestrado e Doutorado, além de abrir espaço para relatos das comissões de trabalho.

O encontro foi abrilhantado pelas apresentações da Orquestra de Frevo 100% Mulher e do Bloco Lírico Com Você no Coração

A mesa de honra, na abertura do encontro, foi composta pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves; pelo vice-presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho; pela diretora da EJ6, desembargadora Nise Pedroso; pelo vice-diretor da EJ6, desembargador Paulo Alcantara; pelo presidente do Conematra, desembargador Gérson de Oliveira Costa Filho; pelo vice-presidente do Conematra, desembargador Amauri Rodrigues Pinto Júnior; e pelo membro consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), desembargador Alexandre Correa da Cruz.

Texto/Fotos: Fábio Nunes

Fonte: EJ6