Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Candidatos realizam primeira etapa do concurso para juiz do Trabalho

Candidatos concorrem, nacionalmente, a 132 vagas imediatas para juiz do Trabalho

Nesse domingo (8), no prédio do Colégio Motivo, em Boa Viagem, Recife/PE, 322 candidatos realizaram a prova objetiva do I Concurso Público Nacional Unificado para Ingresso na Carreira da Magistratura do Trabalho. Essa é a primeira etapa do certame que oferece, nacionalmente, 132 vagas imediatas, além daquelas que forem criadas durante o prazo de validade (dois anos, prorrogável por igual período).

Comissão e 3 candidatos acompanharam abertura das caixas com envelopes das provas

O concurso, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, com colaboração local do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e assessoria técnica da Fundação Carlos Chagas, aconteceu, ao mesmo tempo, nas 24 cidades-sede dos TRTs. Os portões foram abertos às 11h e fechados às 12h30. A prova, iniciada às 13h, teve duração de cinco horas. Os participantes foram distribuídos em dez salas, sendo uma destinada a atendimento especial. O índice de abstenção foi de 17,8% e a aplicação das provas transcorreu de forma tranquila, sem incidentes.

Prova foi composta de 100 questões de múltipla escolha

A prova, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta de 100 questões de múltipla escolha composta de três blocos, e as questões objetivas foram agrupadas por disciplina, nos respectivos blocos. Será considerado habilitado e convocado para a segunda fase o candidato que obtiver, simultaneamente, 30% de acertos das questões, em cada bloco, e média final igual ou superior a 60% de acertos do total,  referente à soma algébrica das notas dos três blocos.

O I Concurso Público Nacional Unificado tem um total de cinco etapas: prova objetiva seletiva (realizada nesse domingo, 8); provas escritas discursiva e prática (segunda etapa); inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, além de exame de sanidade física e mental (terceira etapa); prova oral (quarta etapa); e avaliação de títulos (quinta etapa). Os candidatos aprovados escolherão a lotação de sua preferência, na relação de vagas disponibilizadas.

Conforme o edital do concurso, a divulgação do gabarito da prova objetiva seletiva está prevista para esta quarta-feira (11). Entre os dias 13 e 16/10, os candidatos poderão ter vista das provas e das folhas de respostas. O prazo de recurso será nos dias 17 e 18/10, a sessão de julgamento desses recursos no dia 14/11 e a publicação do resultado dessa primeira fase, no dia 17/11. A segunda etapa está prevista para ocorrer nos dias 2 e 3 de dezembro.

Os interessados podem acompanhar o andamento do concurso pelo Serviço de Atendimento ao Candidato da Fundação Carlos Chagas: (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas (horário de Brasília), ou consultar o site www.concursosfcc.com.br.

Juízas Ana Cristina e Renata Nóbrega, des. André Genn, advogada Sílvia Nogueira e des. Valdir Carvalho

Durante todo o horário da prova, a Comissão Executiva do TRT-PE para o Concurso, composta pelo desembargador André Genn (presidente da Comissão), pelo vice-presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho, pelas juízas Ana Cristina e Renata Nóbrega, e pela representante da OAB-PE Sílvia Márcia Nogueira, com apoio da servidora Maria das Graças Gouveia, acompanhou o andamento do certame.

Equipe de seguranças do Tribunal deu apoio operacional ao concurso

Confira mais fotos do concurso.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas