Publicada em 26/10/2017 às 14h50
Desde 2011, magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) têm uma opção saudável para a compra de alimentos. É a feirinha de orgânicos, que acontece toda quarta-feira, no estacionamento do edifício-sede (Cais do Apolo) e toda quinta-feira no Fórum Trabalhista do Recife (Imbiribeira).
E no último dia 11 de outubro, os fiscais da Agência Estadual de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) estiveram na feirinha. Eles coletaram três amostras de produtos (acelga, repolho e alface) para serem testados no laboratório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), para detectar a presença (ou não) de agrotóxicos e fertilizantes químicos. O resultado foi considerado satisfatório para as três amostras coletadas (.pdf 4.76 MB).
A feira de orgânicos do TRT6 é uma ação de responsabilidade socioambiental que além de oferecer aos magistrados, servidores e jurisdicionados uma alternativa de adquirir alimentos saudáveis no seu ambiente de trabalho, também contribui para a geração de trabalho, renda e dignidade aos agricultores e suas famílias. No Tribunal, os pequenos produtores comercializam seus produtos sem a intermediação de atravessadores, estimulando a fixação dessas famílias no campo e a dinamização da economia local. Os agricultores são provenientes dos municípios de Glória do Goitá e Pombos.