Publicada em 20/11/2017 às 12h32 (atualizada há 23/11/2017 - 10:11)
O gestor regional do Programa Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargador Paulo Alcantara – representando o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), participou, na manhã desta segunda-feira (20), "ao vivo", do programa televisivo de entrevistas Assunto do Dia - da Rede Brasil de Comunicação - RBC TV, ancorado pelo jornalista Waldson Balbino.
O programa também contou com a presença do psicólogo e militante da temática do trabalho infantil Eudes Fonseca. Comentando sobre a exploração de crianças e adolescentes no mercado de trabalho, além da lei de aprendizagem, os convidados responderam às várias perguntas do apresentador e dos telespectadores.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dados de 2012, há no país 42.139.454 crianças e adolescentes, sendo 3.517.540 em situação de trabalho. Em Pernambuco, são 2.076.781 crianças e adolescentes, com 137.593 em situação de exploração. Estatísticas de 2012 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram um panorama mundial em que 168 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil.
O TRT-PE e o Fepetipe procuram conscientizar a população a não comprar bens e serviços oferecidos por crianças e adolescentes e incentivam as pessoas a usarem o Disque Denúncia, por meio de ligações para o número 100, o que vai contribuir para a fiscalização e ação dos órgãos públicos nesse combate.
Juiz Milton Gouveia, apresentador Waldson Balbino, des. Paulo Alcantara e psicólogo Eudes Fonseca
Na ocasião, os magistrados convidaram os telespectadores a participar do IV Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e I Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, que acontece entre os dias 22 e 24 de novembro, no Centro de Convenções, em Olinda. As inscrições para o Congresso já podem ser feitas através do email: eventos.crpe[at]fundacentro.gov[dot]br, bastando informar nome completo, empresa/entidade, função e telefone. A participação no evento é gratuita e garantirá certificado (20 horas).
Acompanhe a reprise do programa, hoje às 15h, pelo link: http://portal.rbc1.com.br/
Texto/Fotos: Fábio Nunes