Selo 100% PJe

TRT6 inaugura primeiro Centro de Conciliação

O primeiro Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (20). A estrutura, que tem o objetivo de incentivar, promover, sistematizar e realizar as atividades de intuito conciliatório, foi instalada no Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes.

Durante a inauguração do espaço, a juiza Ana Cláudia Petruccelli de Lima, da 4ª VT de Jaboatão e coordenadora do Cejusc, destacou a importância do Centro e da conciliação como ferramentas de pacificação social. “O Cejusc aprofunda a cultura da conciliação como uma forma ágil de solução dos conflitos, incentivando a construção de uma sociedade mais harmônica”, disse a magistrada.

Já o presidente do TRT6, desembargador Ivan Valença, ressaltou os acordos como forma de reduzir a excessiva judicialização de litígios e enalteceu, ainda, a participação de todos os envolvidos na conciliação. “É fundamental a capacitação humanista de magistrados e servidores, bem como as partes envolvidas no mesmo espírito conciliatório.”

A conciliação qualificada, promovida por equipe com preparo especializado, busca a pacificação social, promovendo o entendimento entre as partes. Isso desafoga a quantidade de processos no Judiciário e traz maior eficácia na solução de litígios, uma vez que a solução é construída conjuntamente. Ainda em novembro, estão previstas as inaugurações dos Cejuscs dos Fóruns Trabalhistas do Recife (27) e de Olinda (30).

Confira mais imagens da inauguração.