Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 inicia Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil

Vice-presidente do TRT-PE, des. Valdir Carvalho, abriu oficialmente o evento

O Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6) iniciou, na noite dessa quarta-feira (22), o IV Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e I Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, que este ano traz como tema “O Trabalho na Arquitetura da Civilização e suas Repercussões Físicas e Mentais”. Palestras, painéis, debates e exposições, além de apresentação cultural, fazem parte da programação, que vai até sexta-feira (24), no auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco.

Abrindo oficialmente o evento, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Valdir Carvalho – no exercício da Presidência, parabenizou os organizadores pela iniciativa e pelo incentivo à discussão acerca do tema. “Observando a programação, tive satisfação em perceber que especialistas das áreas acadêmica, médica e jurídica se debruçarão sobre os assuntos em diversas perspectivas. E é fundamental fomentar esse debate, tendo em vista que os transtornos mentais relacionados ao trabalho afetam, cada vez mais, nossos profissionais.”


Juiz Milton Gouveia destacou papel dos magistrados frente à saúde dos trabalhadores

Em seguida, o gestor regional do Programa Trabalho Seguro, juiz Milton Gouveia – coordenador-geral do Congresso, comentou o incessante papel da Justiça do Trabalho no combate a esses males sociais. “O magistrado está cada vez mais integrado e interagindo com a sociedade para entender melhor suas dificuldades, expressando opinião sobre esses problemas que serão objeto de processos que, fatalmente, chegarão às suas mãos para decidir. A sociedade cobra, cada vez mais, esse posicionamento efetivo e instantâneo da Justiça.”


Des. Paulo Alcantara explicou a grade científica do Congresso

O gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargador Paulo Alcantara – coordenador científico do Congresso, em seu pronunciamento, destacou a participação de renomados especialistas em segurança, saúde, aprendizagem e proteção a jovens, discutindo as mais atuais e relevantes questões em suas áreas de atuação, durante o evento. “Compondo a grade científica, nos preocupamos, não apenas com os trabalhadores, mas com os indivíduos, pois os problemas laborais são refletidos na relação com a família, com impactos na sociedade. O objetivo é que saiam daqui formadores de opinião que levem para sua comunidade, sua empresa, sua cidade essas discussões, pois esse congresso será um marco da reação civil, que não aceita mais as coisas como estão”.


O psiquiatra Carlos Guilherme abordou impactos dos transtornos mentais

A conferência de abertura, na noite dessa quarta-feira (22), ficou a cargo do médico Carlos Guilherme Figueiredo (psiquiatra da Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Orçamento, Planejamento e Gestão do Governo/DF, coordenador da Psiquiatria da Clínica Saúde do Banco de Brasília e diretor da Associação Psiquiátrica de Brasília e da Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual). Em sua exposição, o médico comentou que as doenças mentais podem ter início em qualquer idade, provocando prejuízos significativos em diferentes áreas do ser humano e exigindo, às vezes, um tratamento contínuo, permanente. “Os transtornos mentais afetam 30% da população ativa, causando incapacitação social e ocupacional, gerando depressão, esquizofrenia, humor bipolar, alcoolismo, transtorno obsessivo compulsivo e estresse”.

Amanhã, o evento continua com o painel Boas Práticas de Combate ao Trabalho Infantil, pela manhã, e Transtornos Mentais Advindos do Trabalho, à tarde. Os participantes vão poder conferir as palestras: “Confiando na Capacidade de Recuperação das Pessoas”, com o prefeito de Olinda, Lupércio Carlos do Nascimento; “Ministério Público do Trabalho e o Projeto Resgate à Infância”, com a procuradora do MPT-PE Jaílda Pinto; “O Papel dos Programas de Apadrinhamento na Prevenção ao Trabalho Infantil”, com a juíza do TJPE Christiana Brito Caribé; “Fepetipe e suas Ações no Estado de Pernambuco”, com a coordenadora do Fepetipe, Hemi Vilas Boas; “A Subjetividade na Arquitetura do Trabalho”, com a psicóloga Tereza Nunes; “O Trabalho na Construção do Sujeito”, com a psicóloga Laura Pedrosa; “Transtornos Mentais Relacionados ao Estresse Ocupacional”, com a neuropsiquiatria Carla Zambaldi; e “O Transtorno Mental e Comportamental na Atividade Judicial”, com o desembargador Paulo Alcantara.

Confira a programação completa.

Compuseram a mesa de honra o vice-presidente do TRT-PE, Valdir Carvalho; o desembargador do TRT-PE Paulo Alcantara; o juiz do TRT-PE Milton Gouveia; o presidente do TRF5, Manoel Erhardt; a desembargadora do TRT-CE Regina Nepomuceno; a procuradora-chefe do MPT-PE, Adriana Freitas; o diretor da Fundacentro/PE, Maurício Viana; o diretor do Inemast, Flávio Marinho; o presidente do parlamento jovem da Câmara do Recife, Danilo Roberto; e o superintende do MTE-PE, Geovane Leite.

Também prestigiaram a abertura do evento as desembargadoras do TRT-PE Gisane Barbosa de Araújo e Valéria Gondim Sampaio; as juízas do TRT-PE Carmen Richlin e Andréa Keust; o procurador do MPT-PE Laízio Pinto Junior; o superintendente do SESI-PE, Nilo Simões; e a diretora, a gerente e o coordenador da Vigilância em Saúde de Olinda, respectivamente, Mariucha Dantas, Aline Leite e Admilson Ramos.

Getrin6
O Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve em Pernambuco as ações dos Programas Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil – iniciativas do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e tem como gestores regionais os magistrados do TRT-PE, desembargador Paulo Alcantara e juiz Milton Gouveia.

Veja mais fotos da abertura do Congresso.

Texto: Fábio Nunes
Fotos: Elysangela Freitas