Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Congressos sobre trabalho seguro e combate ao trabalho infantil termina com debate e música

O último dia do IV Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e I Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem foi marcado pelo debate e pela música. O encontro foi realizado pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), do qual o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) faz parte.

O debate aconteceu entre os palestrantes da tarde, o deputado estadual Isaltino Nascimento, o vereador do Recife André Régis, o advogado Grinaldo Gadelha e o desembargador do TRT6 Paulo Alcantara. Eles discutiram sobre questões relacionadas ao tema do evento: “O Trabalho na Arquitetura da Civilização e suas Repercussões Físicas e Mentais”.

Painéis

Na primeira palestra da tarde, o deputado Isaltino Nascimento falou sobre os desafios para a inserção escolar e inclusão produtiva para os jovens em conflito com a lei. Ele citou como exemplo de um dos grandes desafios para a reinserção de adolescentes/crianças que cumprem medidas socioeducativas no meio aberto o fato de quase metade deles estarem fora da escola. Já o vereador André Régis expôs os problemas ocasionados pelo trabalho infantil no aprendizado das crianças. “O trabalho infantil reflete na baixa escolaridade”, constatou.

O advogado Grinaldo Gadelha levou todos a refletirem sobre uma nova forma de trabalho infantil. Antes, a visão era apenas a clássica, quando as crianças trabalham em busca do sustento (próprio e/ou da família). No entanto, a percepção proposta pelo painelista foi a de se questionar se a sobrecarga de atividades na infância para a preparação para o mercado não seria uma ótica moderna do trabalho infantil.

Por fim, o desembargador Paulo Alcantara conversou com a platéia sobre o blog jeet.blog.br, do qual é coordenador e editor. No espaço virtual ele fala diretamente com o jovem sobre juventude, educação e trabalho (Jeet). Em suas palavras, ele destacou a importância do conhecimento como forma de poder. “A educação, mais do que em qualquer outra época da história da humanidade é o maior tesouro que alguém pode ter.”

Música
Logo após as palestras e antes do debate, houve um momento de emoção: a apresentação da Orquestra Alto da Mina, regida pelo maestro Israel Filho. O grupo é formado por crianças e adolescentes da comunidade olindense, que interpretaram canções clássicas e também deram suas versões para músicas de Luiz Gonzaga e Milton Nascimento.

Confira mais imagens do evento