Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Palestra sobre formação de juízes franceses abre Reunião Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho


O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu nessa quinta-feira (23) a magistrada francesa Emilie Lagrave Perre. A jurista realizou uma palestra no Plenário do Tribunal, que marcou a abertura da 56ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra).  

Emilie Lagrave Perre falou ao público sobre o funcionamento dos cursos de formação de magistrados na França. No país, essa atividade é exercida pela Escola Nacional de Magistrados, um órgão público autônomo, onde Emilie exerce o cargo de diretora adjunta de recrutamentos e validação de competências. “A Escola forma juízes e membros do Ministério Público, e tem a atribuição de desenvolver capacidades fundamentais nos alunos para o exercício dessas funções”, explicou. A instituição tem sede em Bordeaux, onde oferece a formação inicial, e um anexo em Paris, onde ocorre a formação continuada. 

A Escola Nacional de Magistrados também oferece cursos de formação continuada, obrigatórios para os magistrados na ativa. "A formação continuada permite a atualização sobre eventuais reformas legislativas, e também o contato com novas práticas ou áreas específicas de atuação", afirmou Emilie. 

Após a palestra, tiveram início os debates sobre o tema com a platéia, composta por assessores e diretores de Escolas de Magistratura do Trabalho. Também participaram do evento o vice-presidente do TRT-RS no exercício da presidência, desembargador João Pedro Silvestrin, o presidente do Conematra, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, o diretor da Escola Judicial do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, e a vice-presidente da Amatra IV, juíza Carolina Gralha Beck. A 56ª Reunião Extraordinária do Conematra é organizada pela Escola Judicial do TRT-RS. 

A desembargadora diretora da Escola Judicial do TRT6, Nise Pedroso, a juíza coordenadora geral, Roberta Araújo, e a secretária executiva, Fabíola Araújo, participaram do encontro, que terminou na sexta-feira (24).

Texto e fotos (Secom/TRT-RS)