Publicada em 01/03/2018 às 13h48 (atualizada há 01/03/2018 - 13:59)
Multidisciplinar Equipe da Imprensa do TRT-PE
O setor de Imprensa nas organizações, de modo geral, tem papel estratégico nas ações de comunicação e interação com o público interno e externo. O objetivo é gerar uma sinergia entre todas as nuances da comunicação, a instituição e seus públicos-alvo. No Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), essa sistemática não poderia ser diferente.
No âmbito do TRT-PE, um dos principais papéis do Núcleo de Comunicação Social (NCS), setor também conhecido como Imprensa, é prestar contas ao cidadão acerca das ações e serviços do Regional enquanto Administração Pública, estabelecendo com ele uma comunicação direta e objetiva. Essa interação se dá por meio de ferramentas de jornalismo, assessoria de imprensa, marketing, publicidade e relações públicas.
É da competência do Núcleo planejar, coordenar e executar as atividades de comunicação interna e externa do Regional, assessorar no planejamento e realização de campanhas institucionais e de endomarketing, acompanhar e relatar a presença do órgão e dos assuntos de seu interesse na mídia e assessorar a Presidência e demais autoridades do Tribunal no relacionamento com a imprensa.
É importante destacar que as ações de comunicação exigem estruturas flexíveis e ágeis, profissionais habilitados e equipamentos de apoio que facilitem o desenvolvimento dos trabalhos, quase sempre dinâmicos e iminentes.
Chefiado pela servidora e jornalista Mariana Mesquita, o Núcleo de Comunicação Social do TRT-PE atualmente conta com nove colaboradores e uma estagiária e tem as seguintes atribuições:
Redação e Assessoria de Imprensa:
Concepção e edição de textos informativos e jornalísticos;
Colhimento, apuração, produção e publicação de material jornalístico sobre atividades do Tribunal;
Cobertura jornalística de eventos em geral que o TRT-PE promova ou de que participe;
Acompanhamento e analise das notícias da mídia de interesse do TRT-PE;
Assessoramento dos magistrados e servidores quanto às melhores práticas de relacionamento com a imprensa;
Sensibilização dos magistrados e servidores sobre o impacto do atendimento às demandas advindas da imprensa para a imagem institucional;
Atendimento das demandas oriundas dos veículos de comunicação.
Fotografia:
Registro fotográfico de projetos, programas, ações e eventos institucionais;
Alimentação e manutenção de banco de imagens institucional;
Redimensionamento e tratamento de imagens para adequada utilização.
Comunicação Digital:
Proposição, acompanhamento do desenvolvimento e auxílio na gestão dos portais Internet e Intranet;
Produção e atualização de conteúdos de notícias, galerias de imagens e vídeos;
Análise e monitoramento da presença da Instituição nas mídias digitais;
Produção de conteúdo digital para a divulgação em redes sociais (Facebook e Twitter).
Comunicação Interna/Endomarketing:
Produção, edição e publicação de material jornalístico sobre atividades ou ações de endomarketing direcionadas ao público interno;
Desenvolvimento de canais efetivos de apoio à divulgação interna;
Cobertura de ações e eventos internos.
Publicidade/Marketing:
Coordenação, proposição e elaboração de ações e/ou produtos oriundos do planejamento de comunicação, como campanhas de divulgação institucional, conteúdo para divulgação gráfica e digital;
Gerenciamento da marca do TRT-PE.
Design:
Criação e manutenção de marcas para identidade corporativa e identidade de projetos, programas, ações e eventos;
Editoração gráfica e diagramação de ferramentas de comunicação impressa;
Infografia e Ilustração;
Editoração eletrônica, com criação de peças digitais/virtuais para redes sociais, portal da internet e página de intranet, além de conteúdo para envio por email.