Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Gestores do Programa Trabalho Seguro participam de evento na SRT/PE

Fotografia de três autoridades sentadas à mesa, uma delas fala ao microfone. Ao fundo um banner com os dizeres “Todos contra a doença ocupacional, um mal invisível e silencioso. Canpat – Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho”

Nesta sexta-feira (27), os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargador Paulo Alcantara e juiz Milton Gouveia, representaram o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) nas palestras promovidas pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT/PE) em respeito ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril.  A programação se insere na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira sobre a importância de prevenir acidentes e doenças laborais.

A Canpat foi criada nos anos 60, em um período em que o Brasil marcava recordes de acidentes ocupacionais, permanecendo até 1991. A campanha foi retomada no ano passado, pois, segundo a auditora da SRT/PE Simone Holmes, o número de casos voltou a subir. A Canpat de 2018 trouxe como tema “Adoecimento Ocupacional e Quedas de Trabalho em Altura”, conceituando-se doença laboral como qualquer alteração biológica ou funcional, física ou emocional, decorrente do exercício da profissão, e a atividade em altura, aquela desempenhada em elevação superior a dois metros, em que haja risco de queda.

Sentado à mesa de honra da solenidade, o desembargador Paulo Alcantara discorreu que os acidentes e afastamentos custam em torno de R$ 600 bilhões por ano ao Brasil: “São números desastrosos, sem contar que esses valores todos não pagam uma vida”, afirmou. Para o magistrado, a educação é o caminho para construir uma sociedade mais humana, capaz de mudar esse cenário.

A programação do seminário contou com apresentação da auditora Simone Holmes e com a palestra do engenheiro Felipe Duarte acerca da prevenção de acidentes em altura, e da psicóloga Laura Pedrosa Caldas sobre saúde mental no ambiente laboral.

Além do desembargador Paulo Alcantara e da auditora Simone Holmes, compuseram a mesa de cerimônia o superintendente da SRT/PE, Eduardo Geovane de Freitas; a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Gabriela Tavares; o coordenador técnico da Fundacentro, Luiz Antônio de Melo; o representante do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino; e o superintendente do SESI, Nilo Simões.

Mais fotos no Flickr do Tribunal

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas