Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Reunião de Análise Estratégica apresenta resultados do TRT-PE em 2017

Presidente Ivan Valença: “2017 foi um grande desafio”

A primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do ano, organizado pela Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE), apresentou os dados de desempenho do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) em 2017. O encontro aconteceu na manhã dessa sexta-feira (04), na sala de sessões do Pleno.

O presidente do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves, abriu oficialmente a reunião, destacando que a resiliência tem sido uma característica marcante de magistrados, gestores e servidores do Tribunal, frente aos desafios, principalmente orçamentários e de pessoal.

 

Elisabete Duarte apresentou os indicadores da área administrativa

Iniciando a apresentação, a coordenadora da CGE, Elisabete Duarte de Sousa Alves, comentou sobre a importância da RAE, que incluiu demonstração de estatísticas em relação aos programas, projetos e metas do Regional. Para começar, foram apresentados os indicadores da área administrativa e seus respectivos desempenhos, com destaque para os índices de divulgação na mídia e de governança de Tecnologia da Informação, além do próprio indicador de metas atingidas, todos com excelente performance.

Luiz Eduardo e os indicadores da área jurídica

Dando sequência, o assistente do Núcleo de Estatística e Pesquisa Luiz Eduardo Moura explicou a evolução dos principais indicadores nacionais da área-fim, como   os índices de execução, de conciliação, de tempo médio de duração do processo (considerando o 1º e 2º graus), de processos julgados, de processos antigos, de ações coletivas julgadas e do indicador de redução do acervo dos maiores litigantes.  Em resumo, dos 16 indicadores, sendo oito da área-fim, o Tribunal conseguiu cumprir 10, e seis ficaram bem próximos de serem atingidos.

Terezinha Pimentel com os resultados das metas nacionais

O desempenho do 1º e 2º Graus, no ano passado, foi apresentado pela chefe do Núcleo de Estatística e Pesquisa, Terezinha Pimentel. As Metas 1 (julgar mais processos que os distribuídos), 2 (julgar processos mais antigos), 5 (impulsionar processos à execução), 6 (priorizar o julgamento das ações coletivas) e 7 (priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos), estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para 2017, foram totalmente cumpridas pelo Regional. Apenas a Meta 3 (aumentar os casos solucionados por conciliação) não foi atingida. Destaque para a Meta 1, com 114% de resultado, sendo que 69 das 70 varas trabalhistas pernambucanas alcançaram o parâmetro. Em tempo: a Meta 4 não se aplica à Justiça do Trabalho.

Adriana Freire e Renatto Pinto comentam o PLS

Em seguida, o presidente da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PE, Renatto Pinto, e a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Adriana Freire, mostraram os principais resultados do Plano de Logística Sustentável, que envolve mais de 100 ações previstas, sendo que a maioria já foi concluída. Dos 125 indicadores específicos para a área, eles destacaram a redução da energia elétrica (-18%), da água (-28%), telefonia (-12%), serviços postais (-30%), a diminuição do consumo de combustíveis (-9%) e de papel (-36%). E também falaram do andamento da elaboração da Política de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal, que, atualmente, está fase de consulta pública.

Adriano Pinheiro apresentou indicadores e ações de TI

Por último, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Adriano Pinheiro, falou do planejamento estratégico de tecnologia da informação, dos resultados dos indicadores da área e das principais entregas realizadas pela TI, a exemplo do sistema de cadastro de peritos, atualizações de versões do Processo Judicial eletrônico (Pje), aprimoramento dos catálogos de serviços da Central de TI e o atendimento de 22 mil chamados, em 2017, todos solucionados.

Voltando a falar, encerrando a reunião, o presidente Ivan Valença relatou sua satisfação com os excelentes números reportados nas apresentações, atribuindo o bom desempenho ao incansável comprometimento de magistrados e servidores com a Missão e Visão do Regional.

Também participaram da reunião a corregedora, desembargadora Dione Furtado; o juiz auxiliar da Presidência, Saulo Bosco; o juiz auxiliar da Corregedoria, Gilvanildo Lima; o secretário-geral da Presidência, Sérgio Mello; o diretor-geral, Wlademir Rolim; a diretora da Secretaria de Auditoria e Controle Interno, Márcia Alves; o diretor da Secretaria Administrativa, André Pegado; a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Kátia do Rego Barros; o diretor da Secretaria de Orçamento e Finanças, Enoque Sobrinho; a coordenadora de Licitações e Contratos, Deyse Mendes; e a coordenadora de Segurança Institucional, Juliana Bezerra; além de chefes de seções administrativas e servidores.

Confira mais fotos do evento.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Paula Barreto