Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Setor de Gestão Socioambiental arrecada remédios

Fotografia de uma mulher segurando caixas e sacolas cheias de frascos e caixas de remédios

Ninguém gosta de gastar dinheiro com remédios, não é mesmo? Mas imagine realmente não poder pagar por eles. Pessoas com poucos recursos muitas vezes têm de conviver com dores e outros problemas de saúde por não poderem arcar com os medicamentos necessários para o seu tratamento ou por depender do Sistema Único de Saúde (SUS) para recebê-los. Em outra ponta, muitos pacientes adquirem mais comprimidos, pomadas ou xaropes do que realmente vão utilizar, pois o fabricante comumente os vende numa quantidade maior do que a necessária. O resultado disso são gavetas abarrotadas de medicações que certamente não terão utilidade.

Para fazer uma ponte entre essas duas situações, o Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) inicia, nesta segunda-feira (18), uma campanha para receber remédios dentro da validade, que serão destinados a pacientes que precisam deles, mas não têm condições comprá-los. As doações serão gerenciadas por profissionais da área de saúde que firmaram parceria para viabilizar o projeto. A arrecadação será feita até 13 de julho na sala do Setor, situada no térreo do edifício-sede do Regional (Cais do Apolo, 739, Bairro do Recife).

Além disso, a unidade mantém permanentemente um espaço para a coleta de medicamentos vencidos, direcionando-os para o descarte correto e evitando, assim, a contaminação do meio ambiente com essas substâncias. A chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Adriana Freire, conta que, somente nos últimos seis meses, foram incinerados mais de 12kg de produtos fora da validade entregues em sua unidade – dentre os quais comprimidos, pomadas e frascos –, e 3kg de papel proveniente de caixas e bulas, que seguiram para a reciclagem. A servidora alerta que despejar esse tipo de material em pias, vasos sanitários e lixo comum traz sérios riscos para a contaminação dos lençóis freáticos e do solo.

Mais fotos no Flickr do TRT-PE

Serviço:

Arrecadação de medicamentos dentro da validade

Período: De 18 de junho a 13 de julho

Local: Sala de Gestão Socioambiental do TRT-PE – Térreo do Cais do Apolo, 739, Bairo do Recife

Arrecadação de medicamentos vencidos

Período: Permanente

Local: Sala de Gestão Socioambiental do TRT-PE – Térreo do Cais do Apolo, 739, Bairo do Recife

Mais informações:

socioamb[at]trt6.jus[dot]br

(81) 3225 1312

Texto: Helen Falcão

Foto: Divulgação