Publicada em 24/10/2018 às 14h17 (atualizada há 24/10/2018 - 16:00)
Alessandro Souza ministrou as oficinas
Na segunda e terça-feira (22 e 23), a Divisão de Gestão e Governança de TI, ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), realizou quatro oficinas das quais participaram representantes das várias unidades judiciais e administrativas do Regional. A iniciativa tem o objetivo de identificar, de forma participativa, os problemas e necessidades de negócio que poderão ser resolvidos por meio de soluções de Tecnologia da Informação para compor o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), instrumento tático de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação do TRT6 para os próximos dois anos.
Segundo Alessandro Souza, chefe da Divisão de Gestão e Governança de TI, o PDTIC tem as fases de preparação, em que se definem a equipe de trabalho e como se dará a elaboração do PDTIC, diagnóstico (fase atual), que se caracteriza pela busca da compreensão da situação atual da TI na organização, para identificar as necessidades (problemas ou oportunidades) que se esperam resolver, e planejamento, em que se procura traçar o atendimento das necessidades, estabelecendo os planos e as ações adequados para o alcance dos objetivos esperados. “Para isso, são contemplados processos relacionados à priorização das necessidades e planejamento de metas e ações, abrangendo aspectos de pessoal, orçamentários e riscos”, complementa Alessandro.
O próximo passo é a apresentação e priorização de todas as demandas apontadas pelas unidades de negócio ao Comitê de Governança no final de novembro. Até lá, a STI estará aprofundando o entendimento das necessidades de negócio com o objetivo de propor soluções para atendimento das demandas. A previsão é de que a minuta do PDTIC seja consolidada pela equipe e aprovada pelo Comitê de Governança em 7 de dezembro, e que o instrumento tenha seu ato de aprovação publicado até o dia 14 do mesmo mês.
A equipe responsável pela elaboração do PDTIC é formada por Alessandro Souza, Adriano Wagner (chefe de Seção de Planejamento e Projetos de TI) e Eduardo Pires (especialista em TI). Além dos gestores convocados para as oficinas, colaboram com o PDTIC Eliane Remígio (chefe da Seção de Racionalização de Processos de Trabalho), Henrique Saraiva (coordenador de sistemas), Eneas Ribeiro (chefe em exercício da Divisão de Infraestrutura de TI), Alexandre Batista (chefe do Núcleo de Relacionamento), Adilson Andrade (chefe da seção de análise e especificação de sistemas) e os especialistas em tecnologia da informação Ricardo Scholz, César Augusto, Alessandro Monteiro, Maria Rita e Andréa Rosati.
Texto: Mariana Mesquita, com informações de Alessandro Souza
Fotos: Elysangela Freitas